“Filho de Davi, tem piedade de nós” - Raul de Amorim

A A
02/12/2016 - 00:15

Mt.9,27-31

É normal que, numa catequese, um exemplo venha a ser contado duas ou mais vezes sem nenhuma intenção de inventar ou exagerar.  O evangelista Mateus aborda o assunto da cegueira também em Mt.20,29-34 e de certa forma em Mt.12,22-24. Certamente querem mostrar a autoridade de Jesus e sua solidariedade com os sofredores.

Mt.9,27: Quando Jesus partiu daí, dois cegos o seguiram, gritando e dizendo: “Filho de Davi, tem piedade de nós!”

Jesus caminha de aldeia em aldeia visitando as pessoas. Por onde passa reaviva a esperança e desperta fé na vida. Ele acolhe as pessoas e na sua acolhida cheia de ternura revela o amor de Deus. É a imagem do Pai que vem ao encontro do ser humano onde ele está.

Dois cegos seguem Jesus e gritam: “Filho de Davi, tem piedade de nós!” É bom lembrar que Jesus não gostava muito deste título Filho de Davi. Ele chegou a criticar este ensinamento dos escribas de que o Messias devia ser filho de Davi. Jesus diz: “O próprio Davi o chama de Senhor. Então como pode ele ser seu filho?” (Mc. 12,37) .

Jesus rejeita que o Messias deva agir como um novo Davi, tratando de restaurar realeza e recuperar poderes e privilégios. O caminho do Messias é outro. Seu poder não é exercido em benefício próprio, mas tem em vista a vida e o bem estar de quem mais sofre.

Mt.9,28: Ao chegar à casa, os cegos se aproximaram dele. Jesus lhes perguntou: “Vocês creem que eu lhes posso fazer isso?” Eles lhes responderam: “Sim, Senhor”.

O agir de Jesus é intrigante e fascinante: Ele espera o momento, o local e a condição certa e então age. Ele poderia fazer a cura em público, mas desta vez prefere entrar em casa como que querendo nos dizer que “os cegos se sentem em casa na casa de Jesus”!

Uma coisa é ter a doutrina correta na cabeça, outra é ter a fé correta na cabeça, no coração e nos pés. Hoje muita gente está mais preocupada com a doutrina correta do que com a fé correta. A doutrina dos dois não era muito correta, pois chamam Jesus de Filho de Davi. Mas Jesus não se importa muito se o chamam assim.  Ele insiste que quem cura é a fé, ou seja, precisamos colaborar.

Mt.9,29-30: Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Que lhes aconteça conforme a fé que vocês tem”. E os olhos deles se abriram. Então Jesus os advertiu: “Cuidado para que ninguém fique sabendo”!

Na Bíblia a cura da cegueira vai além da questão física. Quer também se referir em acreditar em Jesus como Messias e no seu poder de restaurar as pessoas na sua totalidade. Voltar a ver no ensinamento de Jesus significa ser capaz de perceber as coisas, o mundo, as pessoas. Significa ter discernimento.

Jesus não quer que ninguém saiba do acontecido porque quer impedir que tivessem uma imagem distorcida a respeito dele. Ele não é apenas um curandeiro, milagreiro, mas sim aquele que veio trazer um projeto de vida: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em plenitude”. (Jo. 10,10)

Mt.9,31: Mas eles, saindo daí, espalharam sua fama por toda essa região.

Apesar do recado de Jesus os dois espalharam sua fama por toda região. Hoje também muitos procuram Jesus para resolver seus problemas imediatos e não como proposta de vida.

“O Documento de Aparecida nos diz:” Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é  uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor, ao nos chamar e nos eleger, nos confiou. Com os olhos iluminados pela luz de Jesus Cristo ressuscitado podemos e queremos contemplar o mundo, a história, os nossos povos. (DA18). Neste tempo do Advento rezemos:

 VEM ESPÍRITO SANTO! / ABRE OS OUVIDOS DO NOSSO CORAÇÃO/ À PALAVRA DA SALVAÇÃO / PARA CRERMOS O QUE LEMOS / ANUNCIARMOS O QUE CREMOS E VIVERMOS O QUE ANUNCIA.