Faça o que eles dizem, mas não faça o que eles fazem - Diácono Mario Braggio

A A
23/02/2016 - 09:00

Mt 23,1-12

“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, vocês devem fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imitem suas ações, pois eles falam e não praticam”, disse Jesus, dirigindo-se ao povo em geral e aos seus discípulos. E acrescentou: eles amarram pesados fardos e os colocam no ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a carregá-los; usam faixas largas na testa e nos braços, põem na roupa longas franjas com trechos da Escritura e fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros; gostam dos lugares de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas; gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de que as pessoas os chamem de mestre (cf Mt 23,3-7).

Jesus denuncia abertamente o comportamento reprovável daqueles que se intitulavam mestres, mas oprimiam e dominavam o povo por meio dos casuísmos decorrentes dos 613 mandamentos obrigatórios da Lei. Aqueles que, contrariamente à “carga leve” de Jesus (Mt 11,30), impunham “fardos pesados”. Destaca o seu jeito imponente, exibicionista, autoritário e soberbo de ser.

Atenção! Cuidado! Eu e você corremos o risco de sermos como os fariseus e os mestres da Lei se, apesar de conhecermos passagens bíblicas, estudarmos documentos da Igreja e sermos capazes de instruir os outros a respeito daquilo que a Palavra e a Igreja nos dizem não colocarmos em prática tais ensinamentos; se, assim como eles, procurarmos somente aparecer, ocupar cargos, exercer o poder, julgar, dar lições de moral, ao invés de nos esforçarmos para sermos sinceros, coerentes, sempre prontos a servir.

O Papa Francisco nos convida, sobretudo neste Ano Santo da Misericórdia, a ajudar os carentes, os necessitados, os sofridos, os oprimidos (e os deprimidos) a descobrir que Deus –  Pai Misericordioso – quer liberdade e vida para os seus filhos, para todos nós.    Sejamos, pois, os portadores dessa notícia, os anunciadores da Misericórdia, convidando, incentivando e auxiliando a todos para que sejam misericordiosos como o Pai.