Eis o Cordeiro de Deus - Cônego Celso Pedro da Silva

A A
15/01/2017 - 00:15

Jo 1,29-34

Terminamos o Tempo do Natal. Celebramos o Batismo do Senhor e estamos iniciando a segunda semana do Tempo Comum. O evangelista deste ano é São Mateus. No entanto, sempre começamos o Tempo Comum com o Evangelho de São João. Depois seguimos com o evangelista do ano. Por que começamos com uma passagem do Evangelho de São João? Porque São João nos mostra logo que aquele que vamos seguir durante o ano é a Palavra de Deus encarnada. É Deus e homem verdadeiro. Podemos segui-lo com tranquilidade e com segurança. “Ele é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”, nos diz hoje São João Batista.

João estava batizando no rio Jordão, quando Jesus se aproximou. Foi então que João disse: “Eis o Cordeiro de Deus”, e depois acrescentou: “Dou testemunho de que ele é o Filho de Deus”. Jesus já tinha sido batizado por João e João não conhecia Jesus, mas seu testemunho é válido porque Deus mesmo lhe revelou quem era Jesus. Ao batizá-lo, João viu o Espírito descer e permanecer sobre Jesus. Este era o sinal de Deus para que João soubesse que Jesus, o eleito de Deus, é o que batiza com o Espírito Santo. Ele veio depois de João Batista, mas já existia antes dele. Podemos, pois, segui-lo com segurança. Tudo o que ele nos disser, tudo o que dele ouvirmos, é Palavra da Salvação.

Ao longo do ano, lendo um dos Evangelhos sinóticos, - neste ano o de São Mateus, - podemos ter a impressão de estar seguindo um líder importante, preocupado com o bem social do povo. E isto é verdade! O Verbo de Deus veio a este mundo, e aqui recebeu o nome de Jesus, por causa do ser humano. Ele formará um grupo de colaboradores para pescarem gente e não mais peixes. Contudo, ele não é só homem. Ele é uma só pessoa, ao mesmo tempo verdadeiro homem e ao mesmo tempo verdadeiro Deus. O Messias de Israel é muito mais do que o restaurador do trono de Davi. Ninguém podia imaginar que ele e o Pai são um só. Nem imaginar, nem entender! Ele é o Cordeiro pascal da saída do Egito e o Servo sofredor que carrega sobre si o pecado do mundo. Deus já não pede ofertas nem vítimas nem holocaustos por nossos pecados. Chegou o verdadeiro Cordeiro, que vem e com prazer faz a vontade do Pai. Ele restaura as tribos de Jacó e reconduz o que restou de Israel. E ainda mais, ele é a luz das nações, para que a salvação de Deus chegue até aos confins da terra. Sigamos o Cordeiro e levemos a salvação até ao último recanto da periferia da existência humana. O discípulo segue. Seguimos cada ser humano sem esperar que ele venha. Vamos atrás dele para acolhê-lo com um abraço fraterno e livrá-lo do pecado do mundo.