É bom ficarmos aqui - Cônego Celso Pedro da Silva

A A
12/03/2017 - 00:15

Mt 17,1-9

Deus criou o mundo e viu que tudo era bom e nessa bondade toda fez um Brasil com áreas diversificadas, ricas em minerais, vegetais, animais e seres humanos, às quais os estudiosos dão o nome de “bioma” e nós chamamos de Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Pampa. Infelizmente o pecado entrou no mundo e com o pecado a morte de tudo o que é belo. Perdura no coração humano a maldade que precisa de uma Quaresma de conversão para não se aliar ao poder do demônio e matar o que tem vida. Nosso pai Abraão foi chamado por Deus e enviado a uma terra onde se tornaria uma bênção para todos os povos. Terra ainda transitória, mas terra que pisamos, bioma onde vivemos, e que pode voltar a ser a Terra sem Males se for cuidada e respeitada. A Campanha da Fraternidade pede aos brasileiros que se convertam em favor da mãe natureza para o bem de todos.

Entramos na Quaresma pelo deserto da tentação, onde encontramos Jesus enfraquecido pelo jejum e provocado por Satanás. Deixamos o deserto e subimos o Tabor. Lá em baixo vimos o Cristo quase desfigurado. Aqui em cima nós o vemos transfigurado. Lá em baixo o demônio lhe ofereceu glória. Aqui, contemplamos a glória que lhe é própria. Ele brilha como o sol e resplandece como a luz.

Pedro se sente tão bem que quer permanecer ali para sempre. Dirige-se a Jesus e se prontifica a fazer três tendas. Dizem os evangelistas Marcos e Lucas que Pedro não sabia o que estava falando. De fato, uma voz, saindo de uma nuvem luminosa, o interrompeu, quase dizendo: “Pedro, deixe de falar e escute o que diz Jesus, que é meu Filho amado”. Era a voz do Pai. “Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!” É este o lugar para onde Deus enviou Abraão e o transformou em bênção para todas as famílias da terra? “É aqui onde o Salmista canta que “a graça transborda em toda a terra e nossas vidas são libertadas da morte”?

Desde sempre o Senhor nos chamou para este encontro na montanha com a Beleza encarnada pela qual todas as coisas foram feitas. Aqui a graça se revela pela manifestação de Jesus Cristo. Nele brilha a vida e a imortalidade. Assim lemos na segunda carta a Timóteo, e com o poeta podemos dizer extasiados “O que é belo há de ser eternamente uma alegria” (John Keats-Augusto de Campos).

Agradecemos ao Senhor que ilumina a aridez do deserto com a luz da transfiguração. Agradecemos a possibilidade de contemplá-lo na montanha e não mais tornar feio o que é belo.