Caminho, Verdade e Vida - Raul de Amorim

A A
12/05/2017 - 00:15

Jo. 14, 1-6

O trecho de hoje faz parte da longa conversa que Jesus teve com seus amigos durante a última ceia. Foi uma conversa amiga bem prolongada. Ficou na memória do evangelista João. Jesus prepara seus amigos para a separação e lhes revela sua amizade, transmitindo segurança e apoio. Uma catequese que ensina as comunidades como viver sem a presença física de Jesus.

Jo. 14,1-2: Que o coração de vocês não fique perturbado. Vocês acreditam em Deus; acreditem em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu lhes teria dito; porque vou preparar um lugar para vocês”.

Pela insistência em conservar palavras de ânimo que ajudam a superar as divergências, é um sinal de que devia haver polêmica entre as comunidades. Não é necessário que todos pensem do mesmo jeito. O importante é que todos aceitem Jesus como revelação do Pai e que, por amor a ele, tenham atitudes de serviço e paz. Para as incertezas das primeiras comunidades e as de hoje o recado é o mesmo: “Que o coração de vocês não fique perturbado”.

Jo. 14,3-4: E quando eu for e tudo estiver preparado, voltarei e levareis vocês comigo, para que vocês também estejam onde eu estiver. E para onde eu vou vocês conhecem o caminho”.

Jesus se despede e diz que vai preparar um lugar e depois retornará para levar-nos com ele para a casa do pai. São palavras reconfortantes para quem vive os conflitos do dia a dia. Vai fundo ao coração da gente! Um recado que dá força nas horas de dificuldade.

O retorno que Jesus se refere é a vinda do Espírito que ele manda e que age em nós, para que possamos viver como ele viveu. (Jo. 16,13). Quem conhece Jesus conhece o caminho, pois o Caminho é a Vida que ele viveu.

Jo. 14,5-6: Tomé lhe disse então: “Senhor, nós não sabemos para onde vais; como podemos conhecer o caminho?” Jesus lhe disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai, a não ser por mim”.

Jesus é o Caminho para o Pai; Jesus é a Verdade de todas as promessas de Deus; e Jesus é a Vida, à medida que ele une a sua vida divina com a nossa tanto no agora com eternamente! Sem Caminho, não se anda. Sem Verdade, não se acerta. Sem Vida, só há morte...