Batismo do Senhor - Cônego Celso Pedro

A A
10/01/2016 - 00:15

Is 40,1-5.9-11; Tt 2,11-14; 3,4-7; Tt 2,11-14; 3,4-7; Lc 3,15-16.21-22

Hoje Jesus se manifesta ao ser batizado com todo o povo. Ele está em oração, o céu se abre e o Espírito Santo desce sobre ele, em forma corpórea, como pomba, e do céu vem uma voz, que diz: Tu és o meu Filho amado, em ti está o meu agrado. O relato se concentra no Pai, no Filho e no Espírito. A Trindade se manifesta no Filho amado que acaba de ser batizado junto com todo o povo. Não há mais nada na cena descrita por Lucas, nem João Batista. A Carta a Tito vê no Batismo de Jesus a manifestação da graça salvadora de Deus a toda a humanidade. Em sua bondade, Deus nos salva mediante o batismo, que é um banho de novo nascimento e de renovação pelo Espírito Santo. Deus derrama copiosamente o Espírito sobre nós por Jesus Cristo. Todos nós nos tornamos herdeiros, não de coisas que passam, mas da vida eterna.

Assim Jesus dá início à sua missão. Daqui para frente, ele será levado por toda parte pelo Espírito Santo. O Verbo encarnado tem a garantia do amor do Pai e do impulso do Espírito. Ele não é um simples líder, nem ainda uma ideia projetada na história. É o Filho amado, credenciado pelo Pai e pelo Espírito Santo. Podemos segui-lo com segurança. Olhemos novamente a cena descrita por Lucas: “Enquanto todo o povo era batizado e Jesus, batizado, estava em oração...” Jesus está orando no meio do povo batizado. Jesus e o povo batizado formam uma só realidade. Esta realidade é a congregação do gênero humano. Olhar para outro lugar distrai e desvia. Fiquemos com Cristo e o povo.

A iniciação cristã se faz pelos sacramentos do Batismo, da Crisma e da Eucaristia. A graça recebida é a mesma, é a vida de Deus em nós. As circunstâncias são distintas. Viva seu Batismo, participe da Eucaristia e se não foi Crismado, procure sê-lo.