ANIVERSÁRIO DE MARIA > Raul Amorim

A A
08/09/2017 - 08:15

 Mt.1,1-16.18-23

A Igreja Católica celebra os santos no dia da sua entrada na vida eterna, ou seja, no dia de sua morte. Somente em três ocasiões comemoram-se as festas no dia do nascimento: Jesus no natal; o nascimento de João Batista e o nascimento (natividade) de Maria. O evangelho de hoje traz a genealogia ou a certidão de nascimento de Jesus.

Mt. 1,1-16: A longa lista de nomes= as origens do Messias.

Por meio de uma lista de nomes dos antepassados, o evangelista conta para as comunidades quem é Jesus e como Deus agiu de modo surpreendente na história para cumprir sua promessa. A nossa certidão de nascimento traz no documento o nosso nome, o nome de nossos pais e avós.  Algumas pessoas, para dizer quem são fazem referência aos avôs e avós maternos e paternos. Outros têm vergonha de alguns antepassados da sua família.

Na lista dos antepassados de Jesus o evangelista traz uma novidade. Naquele tempo, as genealogias traziam somente os nomes dos homens. Por isso, surpreende o fato de Mateus colocar cinco mulheres entre os antepassados de Jesus: Tamar, Raab, Rute, a mulher de Urias e Maria. Porque Mateus escolheu estas cinco mulheres, e não outras?

... A mensagem das cinco mulheres citadas na genealogia.

Jesus é a resposta de Deus às expectativas, mas o é de uma forma totalmente surpreendente. Nas quatro mulheres citadas na listas dos antepassados existe algo que nos chama atenção. As quatro eram estrangeiras e conceberam seus filhos fora dos padrões normais daquele tempo. Não satisfaziam às exigências das leis da pureza do tempo de Jesus. Vamos ver de perto:

Tamar: uma cananéia, viúva, se vestiu de prostituta para obrigar Judá à ser fiel a lei e dar-lhe um filho (Gn.38,1-30) Raab: uma cananéia, prostituta de Jericó, fez aliança com os israelitas. Ajudou-os a entrar na Terra Prometida e professou a fé no Deus libertador que nos fala o livro do êxodo (Js.2,1-21)  Betsábea: uma hitita, mulher de Urias, foi seduzida e engravidada pelo rei, Davi, que além disso, planejou a morte do marido dela(2Sm.11,1-27)  

Rute: uma moabita viúva pobre optou ficar com Noemi sua sogra e aderiu ao Povo de Deus (Rt.1,16-18)  Aconselhada pela sogra, Rute imitou Tamar e passou a noite junto com Booz, forçando-o a observar a lei e dar-lhe um filho. Da relação entre os dois nasceu Obed, avô do rei Davi (Rt.3,1-15; 4,13-17)  Estas quatro mulheres questionam os padrões exigidos pela sociedade patriarcal. Mesmo assim, suas iniciativas pouco convencionais deram continuidade à linhagem de Jesus e trouxeram a salvação de Deus para todo o povo. Realmente, o jeito de agir de Deus surpreende e faz pensar!

... “E Maria? Existe nela também alguma coisa? Qual?

Mt.1,18-19: O nascimento de Jesus foi assim: Maria, sua mãe, estava comprometida em casamento com José. Antes de viverem juntos, ela encontrou-se grávida, por obra do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo homem justo e não querendo denunciá-la publicamente...

Tendo em mente a mensagem das quatro mulheres vamos pensar na origem de Jesus. Foi uma surpresa de Deus na vida de Maria! A gravidez acontece antes da convivência com José. Como se o próprio Deus não respeitasse as leis da pureza para que o Messias pudesse nascer no meio de nós!Se José tivesse agido conforme as exigências da lei da época, deveria ter denunciado Maria e ela poderia ser apedrejada. A justiça de José era maior e o levou a defender a vida tanto de Maria como de Jesus.

O recado do evangelista para as comunidades daquele tempo e as nossas de hoje: “Estão vendo no que daria a observância rigorosa, que certos fariseus exigem de voces? Mais tarde Jesus irá dizer: “Se a justiça de vocês não superar a justiça dos doutores da Lei e fariseus, vocês não entrarão no Reino dos Céus”. (Mt.5,20) Poderíamos dizer: Jesus nasceu fruto da obediência de Maria à palavra de Deus  e de desobediência de José as leis dos homens. Grande recado!

Mt.1,19-23: ... o sonho de José... E os dois nomes do filho de Maria: Jesus e Emanuel

Muita confusão na cabeça de José... O anjo aparece em sonho e o ajuda a enxergar e acalmar. Deste modo, José consegue descobrir a ação de Deus onde, conforme a opinião da época só aparecia desvio e pecado. Anjo é o mesmo que mensageiro. Ele traz uma mensagem e ajuda a perceber a ação de Deus na vida. Hoje também existem muitos anjos e anjas que nos orientam na vida. Às vezes, atuam nos sonhos, nas reuniões, nas manifestações, nas escolas da fé...

O filho de Maria recebe dois nomes: Jesus e Emanuel. Jesus significa “Javé Salva”.  Emanuel significa “Deus Conosco”. Na saída do Egito, Deus desceu para junto do povo oprimido (Ex.3,12) e desde aquele momento ele nunca mais abandonou seu povo. Os dois nomes, Jesus e Emanuel, realizam e ultrapassam a nossa esperança.

Celebrando a festa de hoje e meditando a leitura do evangelho poderemos dizer: Parabéns Maria, Parabéns Nossa Senhora!

P/ CEBI (Centro Estudos Bíblicos) Raul de Amorim> raul4ap@gmail.com