A novidade trazida por Jesus - Raul de Amorim

A A
02/09/2016 - 00:15

Lc. 5,33-39

Jesus veio trazer a Boa Nova do Reino e não se submeteu as regrar impostas pelos fariseus. A sua doutrina e seu agir incomodava. A estrutura religiosa da época era muito complicada e não combinava com a novidade. O assunto de hoje é o questão do jejum e outros ensinamentos. Vamos meditar:

Lc. 5,33: Então eles disseram a Jesus: “Os discípulos de João jejuam com frequência e fazem orações, e assim também os discípulos dos fariseus. Os teus porém, comem e bebem.”

O jejum é uma prática que se realiza em muitas religiões. O texto diz que os discípulos de João Batista e os discípulos dos fariseus eram obrigados a jejuar. O próprio Jesus o praticou (Lc. 4,2) Mas ao que parece Jesus não insiste com os seus discípulos. Por quê?

Lc. 5,34-35: Jesus respondeu: “Vocês acham possível fazer os amigos do noivo  jejuarem enquanto o noivo está com eles? Mas virão dias em que o noivo será tirado do meio deles. Nestes dias então eles vão jejuar”.

Jesus responde com uma comparação. Jesus se considera o noivo. Durante o tempo em que ele, Jesus, estiver com os discípulos, é festa. Um dia, porém, o noivo vai ser tirado. Aí, então, podem jejuar. Jesus teria aceitado o jejum por ocasião da sua morte. Será uma referência ao fato de os cristãos antigos tinham o costume de jejuar nas sextas-feiras?

Lc. 5,36: E Jesus lhes disse ainda outra parábola: “Ninguém rasga um retalho de roupa nova para remendar roupa velha. Porque a roupa nova ficaria rasgada, e o remendo novo não combinaria com a roupa velha.”

Não adianta tapar buracos nem colocar emendas no nosso modo de pensar e de agir usando apenas algum preceito. Jesus veio trazer a Boa Nova e não se submete as regras impostas pelos fariseus. O ensinamento de Jesus é “roupa nova”: Amem-se uns aos outros. Assim como eu amei...; Deixem as crianças, e não as impeçam de vir a mim porque delas é o Reno dos Céus; O maior de vocês será aquele que os serve... Nada disso combinava com a “roupa velha” dos fariseus. Jesus vem para acabar com as regras sem fundamento.

Lc.5,37-39: “E ninguém põe vinho novo em vasilhas de couro velhas. Porque o vinho novo estouraria as vasilhas, se derramaria, e as vasilhas ficariam estragadas. Ao contrário, vinho novo se põe em vasilhas novas”.

A continuação é interessante. O vinho novo é a proposta de Jesus. A vasilha velha é a pessoa que não tem abertura, se fecha para o vinho novo. “Vasilha nova” é a pessoa que está aberta para a novidade do Evangelho, para a Boa Nova. Diante da Palavra de Deus, somos eternos aprendizes. Devemos estar abertos para a novidade do Reino. A religião defendida pelas autoridades religiosas era roupa velha, como vasilha velha. Jesus não é contra o que é velho. O que ele não quer é que o velho se imponha ao novo e assim, o impeça de manifestar-se.

Seria o mesmo que, na Igreja Católica, reduzir a mensagem do Concílio Vaticano ll ao tamanho da Igreja de antes do Concílio.  A novidade trazida por Jesus exige bases novas, e as pessoas têm que se dispor a acolhê-la.