São José do Belém

A A
São José
PADROEIRO
19 de Março

Data da fundação

15/08/1897

Setor

Belém

Endereço

 Largo São José do Belém , s/nº , Belenzinho

Contato

 (11) 2693-1548
 (11) 2528-1548
 Atendimento da secretaria
Breve história 

A Paróquia São José do Belém iniciou suas atividades no dia 15 de agosto de 1897, quando era apenas uma capelinha de aldeia. Localizada na área de um cemitério, que foi transferido para a Quarta Parada, seu terreno foi cedido em 1878 pela Câmara Municipal, para a construção de um santuário, que teve um elo significativo com a cidade de São Paulo, pois foi investido um alto valor em sua obra. As famílias, em sua grande maioria portugueses e italianos a freqüentavam aos domingos.

O bairro do Belém, denominado ‘Estação Climática’ por ter o ar puro, ser repleto de fazendas, casas de campo e pomares, surgiu a partir da Igreja. Como o restante da cidade, o ritmo urbano cresceu, as casas começaram a se aglomerar e as fábricas se instalaram, tornando-o um bairro operário.

Até meados de 1970, a Igreja gozava de prestígio, com muitas obras de arte e pinturas em quadros e nas paredes. Foi quando começaram as reformas, que a deterioraram e esconderam todas as representações; nesse período iniciou o seu ciclo de dificuldades.

No dia de São José, 19 de março, são celebradas nove missas, todas com lotação máxima. Passam por lá de 15 a 20 mil pessoas nesta data.

Das grandes fábricas que se instalaram no período de evolução do Belém começam a dar lugar a condomínios que acolhem milhares de novas famílias. O ar de cidade interiorana permanece, com ambiente familiar, sendo a maior parte dos moradores idosos, que nasceram e permanecem lá até hoje.

O comércio é grande, mas boa parte das lojas resiste em se adequar aos tempos modernos. Mas isso está mudando, principalmente com os investimentos imobiliários que surgem e também de algumas lojas que começam a se reestruturar para atender a demanda que virá para a região. Essa transformação traz novos desafios para a ação evangelizadora da Igreja reunida na Paróquia São José do Belém, que é chamada a ser cada vez amis uma Igreja missionária e “em saída”, como convida o Papa Francisco.
 

Paróquia a qual faz parte 
Paróquia São José Do Belém
Lugar - VF - Categoria e Nome 
Matriz Paroquial São José do Belém
Mais Informações 

HORÁRIO DAS MISSAS

DOMINGO: 07h30 - 11h - 19h
SEGUNDA-FEIRA: 12h
TERÇA-FEIRA: 19h
QUARTA-FEIRA: 19h
QUINTA-FEIRA: Adoração Eucarística às 19h
SEXTA-FEIRA: 19h
SÁBADO: 17h

ATENDIMENTO DA SECRETARIA:
DOMINGO: das 08h às 12h
SEGUNDA-FEIRA: das 08h às 17h
TERÇA-FEIRA: das 09h às 18h
QUARTA-FEIRA: das 08h às 19h
QUINTA-FEIRA: das 09h às 18h
SEXTA-FEIRA: das 08h às 19h
SÁBADO: das 09h às 15h

Sacramentos

Confissões