Santo Antônio

A A

Data da fundação

23/10/1977

Setor

Sapopemba

Endereço

 Rua General Porfírio da Paz , 878 , Vila Bancária

Contato

 (11) 2269-5962
 Atendimento da secretaria
Breve história 

Aproximadamente em 1969 moradores do bairro sentiram a necessidade de ter uma capela no local onde está situada hoje a Comunidade Santo Antônio. A partir desse desejo da comunidade, a sementinha foi plantada e começou a germinar acendendo um sonho bom dentro de nós. A Comunidade Santo Antônio está situada na Avenida General Porfírio da Paz, nº 878, no bairro Sapopemba, onde estaria um terreno com capelinha de Santo Antônio e os moradores se reuniam para rezar o terço.
Frei Mateus e Frei Jerônimo, irmãos de sangue e os dois pertencentes à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, naturais de Portugal e da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, idealizaram construir uma Igreja maior e uma casa que se destinaria a acolher crianças do bairro. Demoliu-se a capelinha e iniciou-se o estudo do novo projeto. Aos onze de junho Dom Luciano Mendes Almeida, Bispo da região leste I, onde se situa a Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Sapopemba e sendo o Vigário o Frei Mateus, autoriza a este que providencie todo expediente do projeto para a construção da Casa da Criança Santo Antônio. Dia 18/07/1977, autoriza a construção da obra. A pedra fundamental foi lançada em 23/10/1977 com a inscrição "Casa da Criança Santo Antônio", com missa campal celebrada por Dom Luciano e convida as Irmãs da Ação pastoral a viverem e prestar serviço à criança carente do bairro. A proposição foi feita de que a casa da criança oferecia condições para uma comunidade de formação religiosa.
Em 13/06/1987, com a presença de Dom Luciano, realizou-se nesta casa uma reunião sobre os pontos fundamentais de atendimento:
a) A criança carente;
b) Faixa etária de escolaridade;
c) Reforço escolar;
d) Possibilidade de obtenção de recursos;
e) Convênios;
f) Orientação religiosa e formação de hábitos saudáveis de vida e socialização.
A casa mantém contatos com o Serviço Social da Prefeitura de Vila Prudente, Escola de 1º Grau do Bairro de Sapopemba, Grupos Apostólicos da Paróquia, Clube do Tatuapé, com o intuito de divulgar sua disponibilidade ao atendimento a criança de periferia.
Em 22/06/1981, fica matriculada como obra-núcleo do Centro social Nossa Senhora do Bom Parto.
Em dezembro de 1992, a Congregação das Irmãs da Ação Pastoral deixam a obra. A pedido dos Freis Capuchinhos na altura o vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e da Comunidade de Santo Antônio, frei Odair em concordância com o Bispo Dom Décio é feito o pedido a Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado para dar continuidade ao trabalho da creche e da comunidade Santo Antônio. Em janeiro frei Odair e os demais freis da Paróquia, com a comunidade reunida acolhem as irmãs Servas Franciscanas Reparadoras em uma celebração festiva, presidindo a eucaristia frei Odair. 
No dia 03/02/1993 assumiram a coordenação da creche a Irmã Maria de Lurdes Garcia e as outras irmãs auxiliando na creche, nos trabalhos da comunidade e da Paróquia, trabalhando em consonância com os freis capuchinhos. A Irmã Ester da Assunção Rodrigues ficou sempre auxiliando a Irmã Lurdes nos trabalhos da creche.
Em fevereiro de 1997, houve uma passagem do Centro de Jovens para Creche atendendo as faixas etárias de 03 a 06 anos e 11 meses. Esta mudança ocorreu em decorrência da insuficiência de demanda dos 07 aos 14 anos. O Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto entrou em negociação com a prefeitura e conseguiu fazer essa transição para creche. Por essa razão foi necessário contratar mais pessoal, uma enfermeira, uma coordenadora pedagógica, e mais pessoal para dar resposta a esta demanda. Tudo foi alterado: o número de refeições, sua qualidade. Também a verba foi aumentada e com isso as crianças e suas famílias saíram mais beneficiadas. Ficando 18 funcionários no atendimento as 120 crianças. Com esta mudança houve certa preocupação da Prefeitura entidade e sindicato, para certa adaptação ao novo jeito exigido para essa faixa etária, incluindo alguns cursos de aperfeiçoamento.
Em 2001, o então arcebispo de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes, e o então vigário episcopal para a Região Belém, Dom Pedro Luiz Stringhini, pediram à entidade que analisassem a possibilidade de aumentar o número de crianças, a fim de diminuírem as crianças da rua. A entidade atendeu o pedido e fez acordo para atender mais vinte crianças, chegando a 140. Hoje a creche atende 130 crianças entre 2 e 4 anos.

 

Paróquia a qual faz parte 
Paróquia Nossa Senhora De Fátima E São Roque
Lugar - VF - Categoria e Nome 
Comunidade Santo Antônio

Sacramentos

Confissões