“Testemunhas de Jesus Cristo na Cidade”

A A
Representantes de todos os setores participaram do encontro que definiu compromissos pastorais e tirou os delegados da assembleia arquidiocesana.
Publicado em: 28/10/2015 - 13:30
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

Agentes de pastoral, coordenadores, padres e religiosos participaram no último sábado, 24 de outubro, no Centro Pastoral São José, junto ao bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, dom Edmar Peron, da Assembleia Pastoral da Região Episcopal Belém.

Conduzida pelo coordenador de pastoral da região, Pe. Marcelo Maróstica, a assembléia teve como tema “Testemunhas de Jesus Cristo na Cidade” e lema “É preciso avançar”.

Ainda no início, dom Edmar lembrou “que nossa caminhada pastoral é feita de receber e dar”, “recebemos de quem esta fazendo a caminhada e passamos a quem ainda não faz a caminhada”, e completou “recebemos de testemunhas e daí o único jeito de passar para frente, é pelo testemunho também”.

O instrumento de trabalho, dividido em três partes, foi apresentado por setores pastorais. A primeira parte foi uma reflexão, onde os setores observaram se e como “estão sendo testemunhas de Jesus Cristo”, se “nosso testemunho faz com que as pessoas se encantem por Jesus Cristo”, se “despertamos o desejo de seguir Jesus”, e ainda se formam discípulos missionários, se sentem mudanças profundas na ação pastoral e como estão vivendo nas diversas instâncias da Igreja na Região Belém.

A segunda parte foi uma avaliação de como foram assumidas as três  urgências  do projeto de evangelização da arquidiocese de São Paulo 2013-2016: Igreja em estado permanente de missão; Igreja a serviço da vida plena para todos; e a evangelização dos Jovens.

E a terceira parte em que foram apresentadas as perspectivas pastorais considerando a urgência do próximo ano: Igreja, lugar de animação bíblica da vida e da pastoral, junto ao estudo da Dei Verbum e a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2015-2019).

“Não é um compromisso funcional, mas a minha missão dentro da minha comunidade faz parte do grande horizonte da missão da Igreja”, apontou dom Edmar, ao falar do compromisso pastoral assumido por tantos agentes.

Iniciação para a vida cristã, articular as pastorais sociais, dimensão bíblico-catequética, conversão pastoral, dar mais atenção ao Ano Santo da Misericórdia e promover o cuidado com a casa comum, foram alguns dos compromissos eclesiais assumidos pelos setores para ação evangelizadora pastoral do próximo ano. Do encontro saíram também os delegados para participar da assembleia arquidiocesana.

Ao final do encontro, foram feitos os informes e distribuido o calendário atualizado das atividades da arquidiocese e região. 

O Pe. Marcelo Maróstica, Coordenador de Pastoral da região, consolidou as conclusões dos setores no documento abaixo. 

 Relatório da reflexão dos Setores

Segue a apresentação que serviu de guia para o encontro:

 Resultados

Em breve, mais informações e fotos do evento.

Assembleia Pastoral da Região Episcopal Belém
Tags