Sob chuva, fiéis caminham com o Senhor Morto

A A
Semana contou com grande participação e população viveu intensamente os momentos de Paixão e Ressurreição de Cristo
Publicado em: 30/03/2016 - 19:00
Créditos: Peterson Prates e Pe. Reuberson Ferreira

“Uma certeza que move homens e mulheres de todos os lugares, que transforma vidas e renova corações há mais de dois mil anos, é o que celebramos na Páscoa do Senhor”, afirmou Pe. Alex Sandro, mSC durante homilia na Vigília Pascal, após uma intensa Semana Santa vivenciada pelos paroquianos.

A Paróquia São Miguel Arcanjo, no extremo leste da Região Belém, setor Conquista, viveu uma profunda experiência durante a Semana Maior. No Domingo de Ramos, uma multidão de fieis das oito comunidades que formam a paróquia reuniu-se para celebrar o início da Semana Santa. Na segunda e na quarta, rezou-se o Terço e celebrou-se a missa da misericórdia.

Na terça-feira Santa, novamente a multidão de fiéis tomou as ruas da paróquia para reviver os últimos passos de Cristo, com a Via Sacra. Nas palavras do pároco foi um “testemunho público da fé em Cristo”. No olhar das pessoas percebia-se esse testemunho transformado em lágrimas e preces.

O Tríduo Pascal foi o ponto máximo dessas celebrações da Semana Santa. Na noite da quinta-feira, celebrou-se a missa da instituição da Eucaristia e do Lava-Pés. Ao fim da celebração, o santíssimo foi transladado onde os fiéis puderam adorá-lo.

Digna de nota foi a procissão do Senhor Morto, depois da celebração da Paixão, que aconteceu sob chuva intensa, mas os fieis não se  intimidaram e a acompanharam com  devoção e piedade. Ao final da caminhada, uma encenação realista e emotiva dos últimos passos de Cristo deixou extasiada a multidão que acompanhava a celebração.

Na Vigília Pascal, “numa noite de alegria verdadeira”, os fieis puderam celebrar o Cristo que vive, renovar seus compromissos batismais e render graça ao Senhor por seu amor sem fim. Durante a Vigília Pascal foram acesos no “fogo novo” oito Círios, um para cada comunidade, para celebrar o tempo pascal e ao longo do ano litúrgico celebrar os sacramentos.

No Domingo de Páscoa, seis missas foram celebradas na paróquia, todas com grande participação dos fieis, que alegremente cantavam glórias e aleluias ao ressuscitado.

Semana Santa na Paróquia São Miguel Arcanjo, setor Conquista