“Servir a Deus na Liturgia é um Dom”

A A
Coroinhas, acólitos e cerimoniários da Região Belém recebem orientação sobre o serviço do altar em encontro com Dom Edmar
Publicado em: 08/06/2015 - 10:30
Créditos: Peterson Prates

Na manhã do dia 30 de maio, os coroinhas, acólitos e cerimoniários da Região Episcopal Belém se encontraram com Dom Edmar Peron, bispo auxiliar para a Região Belém, na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Praça Sílvio Romero, setor Tatuapé.

Esse foi o primeiro encontro em que se reuníram crianças e jovens que colaboram com o serviço do altar de várias paróquias da Região Belém.

Além de ser um momento de oração mútua, o encontro dedicou-se a dar orientações aos coroinhas e acólitos, e também a tirar dúvidas sobre o serviço do altar.

Durante o momento de oração, Dom Edmar parafraseou o papa Francisco, dizendo que “o coroinha precisa fazer uma amizade com Jesus”. Além de recordar falas dos três últimos papas sobre o serviço dos coroinhas.

Durante a catequese, Dom Edmar repetiu com as crianças que “nós somos cristãos, somos missionários”, recordando que a missão de ir ao mundo inteiro e levar o Evangelho a toda criatura, é também missão dos coroinhas e acólitos.

Depois do momento em que os presentes fizeram perguntas ao bispo, Dom Edmar fez questão de apresentar aos coroinhas, todos os padres, seminaristas, irmãos religiosos e casais que participaram do encontro. Logo, o Pe. Rodrigo Thomaz, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, realizou um momento vocacional, relembrando a importância da vocação para a vida da Igreja.

Para finalizar o encontro houve um momento de adoração com benção do santíssimo, onde os coroinhas, acólitos e cerimoniários, puderam rezar unidos a padres, diáconos, seminaristas, religiosos, casais e ao bispo. “Servir a Deus na Liturgia é um Dom”, foi na certeza da frase do papa emérito Bento XVI, que os coroinhas e acólitos deixaram o encontro.