Semana de Iniciação à Vida Cristã reúne cerca de 500 catequistas

A A
“Catequese e Missão" foi o tema central da semana, que se desdobrou em: catequese e missão na comunidade, catequese e missão na sociedade, e catequese e missão na família
Publicado em: 14/02/2017 - 13:45
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

Durante a semana passada, cerca de 500 catequistas passaram por formações da Semana de Iniciação à Vida Cristã, em quatro áreas diferentes da Região Belém. A formação simultânea em locais diversos tem por objetivo a descentralização, a fim de possibilitar ampla participação.

Em 2017, as seis regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo realizaram a semana catequética no mesmo período. Leigos, religiosos e clérigos se revezaram para  realizar as 16 formações, que aconteceram nos quatro primeiros dias da semana.

“Catequese e Missão" foi o tema central da semana, que se desdobrou em outros temas como catequese e missão na comunidade, catequese e missão na sociedade, e catequese e missão na família.

Um dos dias da formação foi reservado para a discussão da catequese com a pessoa com deficiência. Como capacitar os catequistas para acolher nos grupos crianças, jovens e adultos com deficiências?

 

Na sexta-feira, 10 de fevereiro, mais de 400 catequistas dos dez setores da Região Belém se reuniram para o encerramento da Semana de Iniciação à Vida Cristã, com celebração Eucarística no salão dom Décio Pereira, no Centro Pastoral São José, no Belém. Presidiu a celebração, o Cônego Miguel, concelebraram Pe. Carlos Roberto Fróes, Pe.Wesley Pereira e Pe. Arlindo Teles. O assistente eclesiástico para a Iniciação à Vida Cristã na Região Belém, diácono Marcelo Britto, também participou.

Na homilia, o Cônego Miguel motivou os catequistas a continuarem sua missão, lembrando que todos que anunciam o Senhor, de leigos a ministros ordenados, são catequistas.

Reinaldo Malinauskas, coordenador da comissão de animação bíblico-catequético na Região Belém, relatou o crescimento da participação dos catequistas em relação aos demais anos. “Pelas mãos dos catequistas passa tudo o que vai acontecer na vida da Igreja”, expressou Reinaldo.

“Fazer com que os catequizandos enxerguem Jesus Cristo como o algo mais, e não como mais um. Fazer com que se apaixonem por Jesus Cristo”, é a tarefa do catequista, segundo Reinaldo, que completou “não há idade para evangelizar”.

Semana de Iniciação à Vida Cristã reúne cerca de 500 catequistas