São Vicente Pallotti: Discípulo Missionário da Misericórdia

A A
Festa do padroeiro foi celebrada no dia 22 de janeiro por dom Julio Endi Akamine, bispo palotino
Publicado em: 28/01/2016 - 11:45
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

“Não só realizar obras de misericórdia, mas sermos transformados em divina misericórdia”, falou dom Julio Endi Akamine, bispo auxiliar de São Paulo para a Região Episcopal Lapa, em homilia da missa de São Vicente Pallotti, na Região Belém.

A missa em honra ao fundador dos padres e irmãos polotinos aconteceu na Paróquia São Vicente Pallotti e São Pedro Apóstolo, no setor Carrão-Vila Formosa. A festa do santo foi antecedida por um tríduo preparatório, presidido por dom Julio, bispo palotino.

São Vicente Pallotti nasceu em Roma no século XVIII. Desde muito cedo mostrou-se amável com os irmãos. Fundou a Obra do Apostolado Católico. Realizava constantes visitas a presídios e aos doentes. “Quisera eu ser alimento para os famintos e veste para os nus”, dizia Vicente.

No dia 22, quando se faz memória de São Vicente, a missa foi concelebrada pelo pároco, Pe. Luiz Braz de Rezende, e outros confrades palotinos.

Na celebração que contou com a presença das irmãs palotinas, dom Julio lembrou que celebrar São Vicente Pallotti no ano da misericórdia é “uma graça e um privilégio”, já que São Vicente foi um “discípulo missionário da misericórdia”.

“Abolir a prática da esmola seria nos privar de uma oportunidade de um contato pessoal com os pobres”, disse dom Julio ao comentar as obras de misericórdia. Lembrou também que São Vicente “não se esforçava a realizar obras de misericórdia em todo momento e lugar, mas desejava tornar-se a própria misericórdia de Deus aos outros”.

Após a benção solene com as relíquias de São Vicente, os fieis participaram de uma confraternização.

Festa de São Vicente Pallotti