São Mateus, presença viva na vida do povo

A A
Fiéis da paróquia que dá nome ao bairro celebram o padroeiro São Mateus
Publicado em: 22/09/2015 - 17:30
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

21 de setembro é o dia em que toda a Igreja celebra a memória do apóstolo, evangelista e mártir, São Mateus.

Conta o Evangelho que Mateus, ainda chamado Levi, era cobrador de impostos e que depois do convite de Jesus, “segue-me”, ele se converteu e assim mudou o nome para Mateus – “dom de Deus”. É atribuído a Mateus, o primeiro dos Evangelhos.

Depois de um tríduo em preparação ao dia do padroeiro, a Paróquia São Mateus Apóstolo, do setor pastoral de mesmo nome, celebrou a festa em honra ao padroeiro, com missa solene presidida por dom Edmar Peron, bispo auxiliar da arquidiocese para Região Episcopal Belém.

Durante a homilia, dom Edmar expressou que “deixar-se encontrar pelo Senhor” é o primeiro passo para a santidade, seguido da evangelização. “O cobrador de impostos ouviu as batidas e abriu a porta”, assim devemos lembrar que “sempre necessitamos de conversão”.

Para finalizar, dom Edmar disse aos fieis que “o Evangelho de São Mateus deve ser o catecismo desta comunidade, e para cada uma das comunidades que formam a Paróquia São Mateus Apostolo”.

A festa da paróquia termina no domingo, 26 de setembro, quando os paroquianos e devotos de São Mateus saem em procissão pela Avenida Mateo Bei, no bairro que leva o nome do santo.

São Mateus, presença viva na vida do povo