São José Operário é sinal de esperança na Favela da Vila Prudente

A A
Em favela na zona leste de São Paulo, aconteceu entre os dias 28 de abril e 1º de maio missas em louvor ao padroeiro
Publicado em: 08/05/2015 - 14:15
Créditos: Redação

Na rua da Igreja, na favela da Vila Prudente, na zona leste de São Paulo, está a capela que é base das ações da Área Pastoral São José Operário, e nela aconteceu entre os dias 28 de abril e 1º de maio missas em louvor ao padroeiro.

A cada dia de tríduo, um padre presidiu as celebrações: na terça-feira, 28, o Padre Michael Foody, um dos vigários da Área Pastoral; Na quarta, 29, o Padre Reginaldo Donatoni, administrador paroquial da Paróquia São Paulo Apostolo, que já fez atuação pastoral na favela; e na quarta-feira, 30, o Padre Assis Tavares, também vigário da Área Pastoral.

Na sexta-feira, dia 1º, a missa solene foi presidida por Dom Edmar Peron, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, e concelebrada pelos Missionários do Espírito Santo (Espiritanos) e pelos vigários da Área Pastoral: Padre Michael Foody, Padre Assis Tavares, e o Padre Patrick Clarke, criador do Centro Cultural Vila Prudente (CCVP), que em 2015 completa 25 anos de fundação.

“Se a gente não acreditar nas pequenas coisas, a gente nunca vai acreditar nas grandes coisas”, disse Dom Edmar, em referência ao CCVP. “O Centro Cultural ajuda a pensarmos as coisas juntos”, completou.

Entre as cem pessoas que foram à missa, estavam 40 crianças moradoras da favela e participantes do Centro Cultural. A todos, Dom Edmar dirigiu palavras de fé e de afeto, e alertou para a importância de se preocupar com o próximo. “Nós queremos viver e ser felizes”, repetiu o Bispo várias vezes com as crianças, que depois de algumas tentativas diziam também: “Queremos amar Jesus, que por nós morreu e ressuscitou” .

Durante a missa, Dom Edmar relembrou o trabalho da Pastoral do Menor, e uma famosa frase de Dom Luciano Mendes de Almeida, vigário episcopal da Região Belém entre 1976 e 1988: “Se você acender uma luz na vida de uma criança, essa criança será a luz da sua vida”.

No sábado, 2, a comunidade encerrou os festejos de São José Operário com uma confraternização no Centro Pastoral Dom Oscar Romero, com a apresentação de sanfoneiros que participam da capela.