São Benedito, alegria das Irmandades

A A
A paróquia São Benedito das Vitórias, setor pastoral Carrão-Vila Formosa, celebrou a 63ª festa em louvor ao padroeiro. As comemorações vão até 5 de outubro
Publicado em: 22/09/2015 - 17:15
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

“Queridos irmãos e irmãs, a  alegria das cores, a alegria dos cantos e dos atabaques nos motivem a viver a alegria do Evangelho de Jesus Cristo”, expressou dom Edmar Peron, bispo auxiliar para a Região Belém, em missa em honra a São Benedito.

A paróquia São Benedito das Vitórias, setor pastoral Carrão-Vila Formosa, com cerca de oito Irmandades, de diversas paróquias e dioceses, e a pastoral afro, celebraram a 63ª festa em louvor a São Benedito, com o tema: “A exemplo de São Benedito, discípulos – missionários na cidade de São Paulo”.

A festa de São Benedito, tradicionalmente celebrada todo 3º domingo de setembro na paróquia da Vila Formosa, teve início na quarta-feira, 16 de setembro, com “missa no rito romano inculturado em estilo afro-brasileiro”.

No domingo, 20 de setembro, dia da festa, a comunidade paroquial realizou a recepção das Irmandades convidadas com um café às 7 horas e às 9 horas teve início a missa, presidida por dom Edmar Peron e concelebrada pelo pároco, pe. José Antonio Cruz (Neco).

Durante a homilia, o bispo reconheceu a “alegria”, como “uma marca de nossas comunidades”,  “e nisto estamos em sintonia com o papa Francisco, que nos convida a fazer uma experiência feliz, alegre de nossa fé”.

“A nossa celebração é um sinal desta alegria que Deus nos dá, pelas cores, pelo canto, pelos atabaques, tudo isso vai nos ajudando a entrar nesta certeza: a nossa fé cristã é comunicada na alegria de seguir Jesus Cristo, uma alegria manifestada nestes sinais”.

Depois da missa, marcada pela alegria do encontro em torno da mesa da Eucaristia, os fieis e membros das Irmandades saíram em procissão pelas ruas do bairro, com o andor do padroeiro São Benedito e da “mãe negra” Nossa Senhora de Aparecida.

A festa foi também marcada pelos 63 anos da Irmandade de São Benedito da Paróquia São Benedito das Vitórias. A festa do padroeiro se encerra com missa em louvor ao santo, em 5 de outubro, memória de São Benedito.

“Sustentar a vida das Irmandades, confiar na caminhada, testemunhar a alegria das Irmandades para quem está chegando, para os jovens”, finalizou dom Edmar.

63ª festa em louvor a São Benedito