Santa Maria Madalena inspira a Juventude e as Vocações

A A
Sapopembra celebra: Santa Maria Madalena, a primeira visita de Dom Luiz Carlos Dias, a abertura da Semana da Juventude e a abertura da Maratona Vocacional do setor
Publicado em: 25/07/2016 - 17:15
Créditos: Texto: Peterson Prates / Fotos: Fabio Gomes e Peterson Prates

Na última sexta-feira, dia 22 de julho, a Igreja em todo o mundo celebrou pela primeira vez Santa Maria Madalena como festa litúrgica, pois desde junho passado, por decisão expressa do Papa Francisco, a celebração de Santa Maria Madalena foi elevada de memória obrigatória a Festa Litúrgica. A única paróquia da Região Episcopal Belém dedicada à Santa Maria Madalena fica em Sapopemba, e dá nome ao bairro onde esta localizada.


A comunidade paroquial se reuniu em peso junto a fieis devotos de Santa Maria Madalena de todo o setor pastoral para celebrar a festa da padroeira, com muitos motivos especiais para a comunidade: a elevação da comemoração da padroeira, a primeira visita do bispo auxiliar à paróquia, a abertura da Semana da Juventude do Setor Sapopemba e também a abertura da Maratona Vocacional do Setor.

A missa foi presidida pelo vigário episcopal para a Região Belém, Dom Luiz Carlos Dias e concelebrada pelos padres Cláudio de Oliveira, pároco, José Roberto Pereira, da igreja da Consolação, que veio participar na sua comunidade de origem, além de outros sete padres do Setor Sapopemba. Participaram também da celebração o assistente pastoral da paróquia, Diácono Permanente Marcelo Brito e o vice-coordenador do Setor, Diácono Permanente Jorge Luiz.

Na semana da padroeira, a comunidade se reuniu para celebrar: no dia 18 de julho houve o momento de espiritualidade com o tema “A misericórdia de Deus na nossa vida”, no dia 19, momento de reflexão sobre Santa Maria Madalena, com Laurentina da Silva, a Ir. Iracema, como é conhecida. No dia seguinte, a comunidade rezou o terço luminoso e às vésperas da festa, em preparação, celebrou a Eucaristia.

“Celebrar Santa Maria Madalena como festa litúrgica é se colocar como Santa Maria Madalena aos pés de Jesus, é ser fiel a Jesus no seguimento, em todos os momentos de nossa vida, incondicionalmente seguir Jesus”, disse Ir. Iracema sobre a elevação à categoria de festa da celebração de Maria Madalena. Iracema lembrou também da importância do papel da mulher na Igreja: “a mulher tem um papel preponderante na Igreja, mulher é aquela que gera vidas” e continuou, “que as mulheres possam aprender com Maria Madalena essa fortaleza, essa perseverança no seguimento e na prática das boas obras”.

Na homilia, Dom Luiz Carlos pediu que não tivéssemos um olhar preconceituoso para Maria Madalena, pois “Maria Madalena é alguém que se tornou discípula de Jesus, e colocou Jesus no centro de sua vida”. “E nós, em Maria Madalena”, expressou Dom Luiz, “somos chamados a sermos discípulos e discípulas de Jesus Cristo”.

A exemplo de Santa Maria Madalena devemos ter “um coração generoso para o Senhor”, pediu o bispo. “Esse chamado que faz a Maria Madalena, Ele faz a nós. Devemos colocar nossa vida a serviço deste anúncio, que liberta e que salva”, encerrou.

“Todos juntos celebramos essa festa de Santa Maria Madalena, apóstola dos apóstolos, aquela que primeiro viu o Cristo Ressuscitado, aquela que primeiro anunciou a ressurreição, e que nos dá ânimo e força para que nós também possamos fazer essa experiência do ressuscitado e anunciando a todos os nossos irmãos e irmãs, especialmente os mais pobres e mais sofridos”, manifestou o pároco, Pe. Cláudio de Oliveira.

Pe. Cláudio também falou sobre a alegria de realizar, na festa de Santa Maria Madalena, a abertura da maratona vocacional, “momento de refletir pela vocação a família, leiga, religiosa e sacerdotal” e a semana da juventude, recordando que a juventude é prioridade da Igreja do Brasil e também da arquidiocese de São Paulo.

Maratona Vocacional

A Maratona Vocacional, aberta na última sexta-feira, 22 de julho, vai até o Mutirão Bíblico do Setor Sapopemba, em setembro, e é um momento para as comunidades refletirem e rezarem pelas vocações. A intenção é fazer as tochas, símbolo da maratona, percorrer cada uma das cinquenta comunidades, distribuídas em sete paróquias.

“As tochas representam luz, o Cristo ressuscitado que caminha conosco, que vai à frente e que ilumina toda e qualquer escuridão”, relatou o idealizador da maratona vocacional, o missionário comboniano, Pe. Elias Román. “Que todos os jovens se encontrem na verdadeira luz, e que cada um seja luz para iluminar o povo que tanto precisa, para que esses espaços sejam vida, e vida em plenitude com Jesus Cristo”, espera o missionário.

Semana da Juventude

A Juventude do Setor Sapopemba se reuniu de 22 a 24 de julho para a Semana da Juventude, com o tema “o papel do Jovem Cristão na Sociedade”. Na sexta, a juventude celebrou a festa de Maria Madalena, e recebeu as tochas da maratona Vocacional. Dom Luiz Carlos pediu que a juventude “se encantasse por Jesus Cristo”, e lembrou dos jovens reunidos em Crácovia, na Polônia, para a Jornada Mundial da Juventude.

No sábado, dia 23, Dom Luiz se encontrou com os jovens, na Paróquia São Sebastião, para uma roda de conversa, partilhando sobre os anseios e dificuldades da juventude, no aspecto pastoral e também no âmbito extra-eclesial. Pe. Fausto Marinho, referencial para a juventude na Região Belém, e o pároco, Pe. Mário Andrighetto, também participaram da roda de conversa. Ainda no sábado, a juventude participou de oficinas de música, dança e meio ambiente, e finalizou o dia com apresentação de bandas das paróquias do setor.

No domingo, a juventude se encontrou na Paróquia São Sebastião e caminhou até a Paróquia Imaculada Conceição, com a Cruz e o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, junto com as sete tochas da maratona vocacional. Na caminhada os jovens recordaram o extermínio da juventude negra, a drogadição da juventude, e o tráfico de drogas que recruta tantos jovens na periferia, e também rezaram pelas vocações.

Para Odirlei Duarte, coordenador de jovens de uma das comunidades de Sapopemba, encontros como a Semana da Juventude são especiais pela integração das paróquias e o envolvimento das lideranças, pois cria laços entre os participantes. Odirlei lembra que “partilhamos da mesma plataforma que é Jesus Cristo e que, apesar da diversidade entre os grupos, devemos estar em comunhão, e que, através desta comunhão, possamos responder a carência desta juventude por justiça e amor. Precisamos despertar nossa juventude frente a esses problemas sociais, para que possam ser protagonistas”. Odirlei completa dizendo que devemos contagiar a sociedade com a alegria e energia do jovem.

 

Santa Maria Madalena inspira a Juventude e as Vocações