Região Belém marca presença no Intereclesial das CEB’s

A A
Mais de 3 mil pessoas participam de evento que aconteu em Londrina (PR), entre os dias 23 e 27
Publicado em: 31/01/2018 - 16:30
Créditos: Redação

Odirlei Duarte

Lideranças leigas, padres, diáconos e religiosas da Região Episcopal Belém participaram do 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s), que aconteceu em Londrina (PR), de 23 a 27, com o tema “CEB’s e os desafios do mundo urbano” e o lema “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3,7). 

Quarenta delegados, de seis setores da Região Belém, se uniram a uma delegação de  mais de 3.300 pessoas de todo o Brasil. O Intereclesial é um encontro que reúne lideranças e animadores das CEB’s para troca de experiências e reflexão teológica e pastoral sobre o caminho e atuação das comunidades. 

“Foi uma experiência nova participar pela primeira vez do Intereclesial, um momento muito forte para mim, no sentido de reavaliar minha fé, conhecer pessoas novas, de aprendizagem, convivência e de reavaliar a caminhada das CEB’s”, relatou Togadoumadji Fidèle, missionário comboniano natural do Chade, país do continente africano, e que faz pastoral em Sapopemba. 

Para Luiz Antonio Rodrigues, do Setor São Mateus, que participa do segundo Intereclesial, a opção pelos pobres e excluídos é o que as CEB’s têm de mais forte. 

“Ir ao encontro daqueles que mais necessitam, isso para mim é Igreja em saída. Cultivar nossa espiritualidade também no trabalho, rezar e agir, ter ação frente aos que mais necessitam. O 14º Intereclesial em Londrina foi um novo alento para a realização do nosso trabalho pastoral em nossas comunidades”, afirmou Luiz. 

A Carta do 14º Intereclesial diz que as CEB’s “continuam sendo um sinal da vitalidade da Igreja” e “assumem o compromisso de transformação da sociedade e a defesa da criação, a nossa casa comum”. Entre os compromissos assumidos, estão o de incentivar o protagonismo das juventudes e combater seu extermínio, além de reafirmar a vocação política dos cristãos.