Região Belém celebra posse e transferência de padres

A A
No dia 7 de fevereiro, o pe. Lauro Wisnieski tomou posse na Paróquia Santa Rosa de Lima e o pe. Edivaldo Batista da Silva, na Paróquia São Mateus
Publicado em: 10/02/2016 - 17:45
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

Na manhã de domingo, 7 de fevereiro, duas paróquias da Região Episcopal Belém receberam novos padres para exercerem o ministério sacerdotal e a administração pastoral. Foram acolhidos com a celebração do rito de posse canônica.

No setor Vila Alpina, a Paróquia Santa Rosa de Lima acolheu, na missa de posse presidida por dom Odilo Scherer, Pe. Lauro Wisnieski, que até então exercia seu ministério na Paróquia São Mateus Apóstolo.

Com a matriz lotada, cerca de 250 fieis, das doze comunidades da Paróquia São Mateus Apóstolo, se uniram em um gesto carinhoso de despedida às quatro comunidades da Paróquia Santa Rosa de Lima. “Seja bem vindo a essa paróquia, e conte conosco em suas dificuldades”, saudou a agente de pastoral Maria Tenreiro. A missa foi concelebrada por Pe. Jefferson Mendes, Pe. Hugo de Blacam e Pe. Pedro Augusto.

“A comunidade católica tem que fazer diferença no bairro”, lembrou o cardeal arcebispo durante homilia. “Que o Pe. Lauro tenha toda força e toda graça de Deus para desempenhar aqui a figura de um pai, dessa família paroquial de Santa Rosa de Lima”, completou.

Em sua fala, Pe. Lauro agradeceu a presença de todos da Paróquia São Mateus e da Paróquia São José do Belém, onde também trabalhou. “O padre precisa de muita oração, precisa de apoio, precisa conviver com as famílias, com os serviços pastorais e comunidades. Queremos caminhar”. Pe. Lauro lembrou ainda que na sexta-feira, 5 de fevereiro, ao chegar no território da paróquia, ficou muito assustado com a chuva que atingiu duas comunidades locais. “Como Igreja a gente quer estar junto daqueles que sofrem e padecem com essa situação que vez ou outra acontece por aqui”, finalizou.

À noite, foi a vez de a Paróquia São Mateus acolher o novo padre. A missa presidida pelo vigário episcopal da Região Belém, Cônego José Miguel de Oliveira, e concelebrada por outros seis padres, contou com a presença de diáconos, de seminaristas, das irmãs salvatorianas que têm comunidade em São Mateus, e fiéis leigos da comunidade paroquial e também da Paróquia Santa Rosa de Lima, que foram prestigiar a posse canônica do Pe. Edivaldo Batista da Silva, nomeado pároco para um período de seis anos.

A celebração teve início com a leitura do decreto de nomeação e provisão, pelo vigário paroquial e missionário espiritano, Pe. Hugo de Blacam, e com o abraço de acolhida do diácono permanente e colaborador pastoral, Gilmar Freire.

Na homilia, cônego José Miguel lembrou que mudanças são importantes e recordou que durante os 34 anos de sacerdócio dele, recomeçou onze vezes. “Repito por experiência própria, vale a pena começar tudo de novo”, e completou “Não tenha medo”.

Durante o rito de posse, Pe. Edivaldo renovou as promessas de sua ordenação, professou o símbolo da fé, em frente a toda a assembleia, e fez o juramento junto ao livro dos Evangelhos. Recebeu alguns símbolos que marcam o exercício do ministério presbiteral, como as chaves da igreja, a chave do sacrário, o sacramentário e os santos óleos, a estola roxa, o missal, além de ser conduzido a sede do presidente, onde o sacerdote preside a liturgia.

“Fiquem com tudo de bom que transmiti do Evangelho e ajudem o Pe. Lauro lá”, disse Pe. Edivaldo aos fieis da Paróquia Santa Rosa de Lima, e completou “que a comunidade aqui me ajude a, de fato, desempenhar o papel a serviço do evangelho e da evangelização”.

Pe. Edivaldo Batista da Silva toma posse na Paróquia São Mateus