Paróquia São Rafael completa oito décadas de Evangelização

A A
Dom Odilo Pedro Scherer celebra os 80 anos da presença da Paróquia São Rafael na Mooca
Publicado em: 03/07/2015 - 17:15
Créditos: Peterson Prates

"Estamos nos alegrando e dando graças a Deus por esses 80 anos de presença desta comunidade paroquial neste bairro da Mooca, bairro tradicional de São Paulo", expressou Dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, na celebração de 80 anos de criação da Paroquia São Rafael, setor Belém.

Em 28 de junho de 1935, quando se celebrava a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, foi assinado o decreto de criação da paróquia, sendo oficialmente criada a paróquia São Rafael.

A paróquia nasceu com a missão de acolher os milhares que imigrantes, na sua maioria italianos, que chegavam para habitar o bairro, pois se concentrava um pólo industrial muito forte na localidade. Era um bairro operário.

"O bairro não pode contar sua história sem falar na presença da Igreja neste local. A igreja assumiu, no início, a assistência aos operários: nela funcionava um ambulatório que prestava os primeiros socorros quando um operário se acidentava", relatou o Pe. Wesley Pereira, pároco.

Durante seus primeiros anos a igreja funcionou em um galpão. Só em 1937 foi lançada a pedra fundamental do templo de inspiração gótica.

Desde sua fundação, os Clérigos Regulares de São Paulo, conhecidos como Padres Barnabitas, administram a paróquia, na animação pastoral e formação na fé. Colaboram com eles, no apostolado com o povo de Deus, uma comunidade religiosa da Congregação das Angélicas de São Paulo.

A senhora Eda Dalla Zanna, 79 anos, é filha de italianos, e conta ter sido batizada e catequizada na paróquia. Emocionada, Eda diz que todas as vezes que vai à paróquia São Rafael, se lembra de seus pais migrantes, que participavam da comunidade.

Novos Desafios

"Hoje, o nosso desafio é a nova configuração que o bairro vai tomando. Aqui iniciou como um bairro de operários italianos, hoje nós temos a construção de vários edifícios, muitos condomínios e muita gente nova chegando na paróquia. O grande desafio é chegar até essas pessoas", relata Pe. Wesley.

Para Roze Lopes, que celebrou em 1968 a sua primeira comunhão na paróquia, e que participa ativamente há 25 anos: "as paróquias têm sempre os altos e os baixos, mas agora nossa paróquia, eu acredito, que está em uma ascensão muito grande".

Celebração dos 80 Anos

Há um ano a paróquia São Rafael se prepara para a celebração dos 80 anos de fundação, festa que iniciou com a restauração dos sinos, no último ano. Na semana que antecedeu a festa, alguns padres que já haviam trabalhado na paróquia, celebraram com a comunidade paroquial.

No domingo, 28 de junho, exatos 80 anos da criação, Festa litúrgica de Pedro e Paulo, a comunidade celebrou missa solene, transmitida pela Rede Vida, em ação de graças pelas oito décadas da paróquia. Presidiu a celebração, o cardeal arcebispo Dom Odilo que, durante a homilia, lembrou o cenário vivido na época da criação da paróquia, num período entre as duas grandes guerras mundias e com forte fluxo migratório.

"A paróquia tem uma origem missionária", disse Dom Odilo, que pediu "que esteja sempre a serviço dos mais fracos".

Durante a homilia, Dom Odilo não deixou de pedir que rezássemos pelo Pontífice Francisco, visto que celebrávamos, também, o dia do Papa. "Queremos estar unidos à Igreja, queremos estar unidos ao papa", que possamos "ouvir o papa, seguir o papa", finalizou.

Concelebraram a missa festiva, o pároco, Pe. Wesley Pereira, Pe. Giuseppe Mariano e Pe. Vittorio Baderacchi, todos barnabitas.

Após a missa, toda a comunidade paroquial realizou uma carreata pelas ruas da Mooca, dezenas de automóveis participaram do cortejo, com muita buzina e queima de fogos. E para finalizar os festejos, a comunidade cantou parabéns à paróquia, comemorando com um grande bolo comunitário.