Paróquia Santa Bernadette testemunha a fecundidade da Igreja na cidade

A A
Dom Luiz Carlos Dias e Padre José Antonio Tejada celebraram missa solene pelos 60 anos de criação da Paróquia Santa Bernadette, na Vila IVG, no domingo, 29 de outubro
Publicado em: 07/11/2017 - 12:15
Créditos: Redação
Luciney Martins/O SÃO PAULO

A Paróquia Santa Bernadette, na Vila IVG, zona Leste de São Paulo, promoveu uma série de inciativas para celebrar os 60 anos de criação, completados na segunda-feira, 30 de outubro. O ponto alto das festividades foi a missa solene presidida por Dom Luiz Carlos Dias, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, no domingo, 29, na Escola Joaquim Braga de Paula.  

Criada em 30 de outubro de 1957 pelo Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta, então Arcebispo de São Paulo, essa Paróquia cresceu praticamente junto com o bairro localizado entre a Vila Industrial e o Parque São Lucas. 

Pároco há sete anos, o Padre José Antonio Tejada definiu a Paróquia, ao O SÃO PAULO , como uma comunidade muito viva e fecunda, caracterizada pela presença das famílias e dos jovens. Desde 1978, a Paróquia conta com a marcante presença do Caminho Neocatecumenal que atraiu inúmeras famílias. “Com o processo de iniciação cristã permanente, própria do movimento, começaram a surgir os frutos de casais abertos à vida e famílias verdadeiramente missionárias”, destacou Padre José Antonio, mencionando, ainda, as muitas vocações. “Atualmente, temos 11 padres ‘filhos da Paróquia’ e nove seminaristas em diferentes seminários”. Além dos consagrados, há na Paróquia famílias missionárias. “Hoje nós temos um casal missionário em Palmas (TO) e outro na China”, contou. 

 

Juventude

A presença significativa de jovens na Paróquia estimulou a criação, há quatro anos, da Pastoral do Pós-Crisma, com grupos que se reúnem semanalmente para o aprofundamento da formação cristã e partilha de experiências. São aproximadamente 130 jovens em 17 grupos, acompanhados por casais chamados de “padrinhos”, que recebem os jovens em suas casas. 

A presença dos jovens se deve especialmente à participação das famílias na vida eclesial. “Muitos cresceram acompanhando seus pais e hoje continham a sua caminhada na Igreja. E aqueles que não vêm por causa dos pais, vêm por causa dos amigos e depois acabam trazendo seus pais. Há muitos pais que estão hoje na Paróquia, porque os filhos os trouxeram”, destacou Padre Túlio.

Em relação aos jovens, é uma tradição da Paróquia participar das jornadas mundiais da juventude. Para isso, há uma mobilização de toda a comunidade com a promoção de eventos e iniciativas para arrecadar fundos para a viagem dos jovens. Os paroquianos correspondem bastante. Na última jornada, em Cracóvia, na Polônia, em 2016, a Paróquia enviou 54 jovens. 

 

Família de Famílias

A Vila IVG é um bairro que tem sua origem nas muitas famílias que migraram do Nordeste ou do interior de São Paulo para a Capital Paulista. Bastante residencial e com poucos prédios, até hoje as relações de parentesco entre os moradores são muito marcantes, o que faz da comunidade eclesial uma família de famílias.

Esse clima familiar também reflete no espírito solidário da Paróquia. “Quando alguém adoece, vemos uma mobilização das pessoas, seja pelas orações ou pelas ajudas prestadas”, relatou Padre José Antonio. “Aqui há muitas pessoas em condições de vida mais precárias e há uma solidariedade muito forte entre os moradores. Nós montamos e distribuímos uma média de 30 cestas básicas por mês. Nem todas as pessoas que recebem esse auxílio são membros ativos da comunidade paroquial, mas veem na Paróquia uma referência e socorro em suas necessidades”, acrescentou. 

 

Grupos de rua

Outra realidade pastoral marcante na Paróquia há décadas é a dos grupos de rua, expressão concreta da “comunidade de comunidades”, ressaltada no Documento de Aparecida. Esses grupos se reúnem semanalmente para celebrarem em torno da Palavra de Deus. O Pároco salientou que o desafio atual em relação a esses grupos é conscientizar as novas gerações a continuarem o trabalho. “A maioria dos membros das famílias não tem conseguido manter os filhos como continuadores da tradição. Essa é uma realidade não só desta Paróquia, mas do Setor e da Região Episcopal”, disse.

 

Festividades

As comemorações do aniversário de 60 anos começaram em abril, com a realização de um festival de músicas, em que foram apresentadas 14 canções compostas por paroquianos sobre a história da Paróquia ou relacionadas à devoção à padroeira. Em maio, aconteceu um evento no qual foi apresentada a história da vida de Santa Bernadette Soubirous, testemunha das aparições de Nossa Senhora em Lourdes, na França. A pesquisa e apresentação foram feitas pelo Padre Túlio Felipe de Paiva, Vigário Paroquial. 

Além da tradicional festa junina, a programação dos 60 anos também contou com uma exposição histórica da Paróquia, durante o mês de julho. Em agosto, o destaque foi a Semana Nacional da Família, com a realização de palestras sobre o tema e presença de diversos bispos. Em setembro, os jovens apresentam um musical sobre a vida da padroeira. 

No sábado, 28 de outubro, foram lançados um CD comemorativo, com as canções apresentadas no festival de música, e um livro de poesias sobre os 60 anos da Paróquia, escritas por paroquianos ao longo do ano. Nessa mesma ocasião, foi inaugurado o novo sino da igreja. Devido a uma rachadura, o sino anterior ficou por 22 anos parado. Segundo o Pároco, a volta do toque do sino tem um grande significado para a presença da Igreja no bairro, uma vez que esse é um dos mais antigos sinais de convite ao povo para o encontro com o Senhor. 

 

Sínodo

Ao completar 60 anos, a comunidade da Paróquia Santa Benadette está animada para celebrar o primeiro sínodo arquidiocesano, convocado pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo. “Já formamos uma comissão paroquial para levar em frente os trabalhos e temos participado das reuniões promovidas pela Arquidiocese. Estamos acompanhando os passos e orientações da Arquidiocese. Estamos unidos à Igreja e aos nossos bispos”, garantiu o Padre José Antonio.