Na celebração dos 300 anos, comunidade reinaugura Capela de de N. Sra Aparecida

A A
Comunidade celebra 300 anos de Nossa Senhora Aparecida com reinaurugação da capela, após reforma
Publicado em: 25/10/2017 - 10:00
Créditos: Peterson Prates

Foi com a capela cheia que a comunidade Nossa Senhora Aparecida, da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, setor Sapopemba, celebrou a inauguração do novo espaço litúrgico com rito de benção da igreja e altar.

A celebração aconteceu durante as festividades dos 300 anos do achado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da comunidade. Dom Luiz Carlos Dias, bispo auxiliar da arquidiocese e vigário episcopal para Região Belém presidiu a missa de benção do novo altar, na primeira noite do tríduo, no dia 09 de outubro.

Celebração

“A comunidade ganha uma nova morada. Uma morada que nos ajuda a viver cada vez mais nossa identidade de povo de Deus”, disse dom Luiz durante a missa em que inaugurou a capela onde se reune a comunidade.

Aspersão do povo,  depósito do lecionário no ambão, aspersão e iluminação do altar foram alguns dos ritos que fizeram parte da celebração concelebrada pelo pároco, Pe. Antonio Carlos Vanin, CSsR e Carlos Gonzaga Silva, CSsR.

Auxiliaram a celebração litúrgica,  Pe. Everton Augusto de Souza , cerimoniário da Região, e os diáconos Jorge Luiz Souza e Fábio Braga, CSsR. “Oxalá nossas comunidades, nossas capelas, sejam espaços litúrgicos, espaços orantes”, testemunhou o bispo no final da celebração.

Comunidade

Com pouco mais de 25 anos, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida é uma das caçulas entre as comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Esperança. José de Moura, ou como todos o conhece, Seu Moura, é um dos fundadores da comunidade e recorda os primeiros anos de trabalho.

Em 1988, quando era um dos diretores  da Associação de bairro, começou um projeto que atendia as crianças na sede da associação. Depois de um tempo o trabalho social ganhou viés pastoral.

Em 1991 já era uma comunidade formada, e por cerca de dois anos as celebrações aconteciam em sua oficina. “Muito engrandece o espírito da gente”, diz Seu Moura sobre a oportunidade de ver a capela reformada e poder conduzir a imagem da padroeira no dia de seu aniversário de 78 anos. “Foi um grande presente”.

“Nunca pensei de minha comunidade ficar tão bonitinha”, disse emocionada Lúcia Maria da Silva, a Naninha. “Nunca vou deixar minha comunidade”, diz depois de recordar os primeiros anos de comunidade quando celebravam na lama. “Toda a vida a gente esperava por isso”, completa Alzira dos Reis Santos.

Reforma

“Um sonho que hoje, de certa maneira, podemos dizer, realizado”, manifestou Pe. Vanin, que conduziu as obras da capela. “Agradeço de coração a todos vocês, irmãos e irmãs de fé. Vocês que tornaram possível a realização desse sonho, com sua fé, fidelidade, participação, presença e generosidade”, concluiu.

Para Geraldo Inácio Bezerra, pedreiro responsável pela obra, a empreitada foi “uma felicidade, um pessoal muito generoso”. “[Fico] muito emocionado sempre quando eu olho o que foi feito, todo mundo contribuindo”, relata Geraldo, que não deixa de dizer que é muito devoto de Nossa Senhora Aparecida.

Para realização das obras, que durou cerca de 19 meses, a comunidade realizou diversos eventos, foi solícita nas contribuições mas também conseguiu contribuição da Adveniat, organização ligada a Igreja Católica da Alemanha, que colabora com projetos de evangelização na América Latina. Além do novo espaço litúrgico, a capela conta com salas para encontros e salão para eventos.

Festa

O segundo dia do tríduo foi celebrado pelo diácono Fábio Braga, CSsR, que veio especialmente de Campina Grande- Paraíba para celebrar com a comunidade, com que trabalhou anos atrás, antes da ordenação. No derradeiro dia antes da festa, o vigário paroquial Pe. Carlos Gonzaga, CSsR presidiu a missa. Durante o tríduo as outras seis comunidades que compõem a paróquia participaram das celebrações em honra a padroeira do Brasil. 

Com missa campal que reuniu centenas de fiéis e procissão pelas ruas do bairro, a comunidade celebrou solenemente a festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, presidida pelo pároco, Pe. Antonio Carlos Vanin.