Mais de mil pessoas participam da semana de formação catequética

A A
A semana de formação foi encerrada com missa celebrada por Dom Luiz Carlos Dias
Publicado em: 15/02/2018 - 12:15
Créditos: Redação

Peterson Prates

Com formações simultâneas em quatro locais da Região Belém, aconteceu, entre os dias 5 e 9, a Semana de Iniciação à Vida Cristã, tendo a participação de mais de mil catequistas. 

Para Dom Luiz Carlos Dias, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, o sucesso do encontro mostrou o dinamismo da Região. Ele elogiou o exemplo de “pessoas que, na gratuidade, servem suas comunidades” e se capacitam para a transmissão da fé. 

A temática central do encontro foi o documento 107 da CNBB: “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”, lançado na 55º Assembleia Nacional dos Bispos do Brasil, em abril de 2017, e que propõe novos caminhos pastorais para uma Catequese de inspiração catecumenal. 

O encontro também esteve em comunhão com o Ano Nacional do Laicato e focou em uma das palestras a ligação entre o documento 107 e o documento 105: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, refletindo “A pessoa do catequista na vida e missão da Igreja”. 

A Comunidade São João Paulo II, em Sapopemba, a Paróquia São João Batista, no Carrão, a Paróquia Santa Adélia, no Jardim Conquista, e a Paróquia Santo Emídio, na Vila Prudente, foram os quatro pontos de formação, reunindo os dez setores da Região por território.

 

CATEQUISTAS NA REGIÃO

A Região Belém conta, segundo pesquisa realizada em outubro de 2015, com aproximadamente 3,8 mil catequistas e agentes de pastoral que trabalham nas várias etapas e dimensões da iniciação cristã, desde a preparação para o Batismo, Catequese com crianças, jovens, adultos, infância e adolescência missionária, pessoa com deficiência e coroinhas. 

“Foi uma bênção, uma formação maravilhosa, que nos fortaleceu e animou”, relatou Kátia Solange Nunes, catequista há mais de dez anos na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova York. “O catequista precisa estar preparado para ensinar”, afirmou. 

Oito formadores, sendo quatro padres, dois diáconos permanentes e dois teólogos leigos, se dividiram nas assessorias. A média de presença foi de 1.025 participantes, na grande maioria leigas, mas também estiveram ministros ordenados e religiosas. 

Para Reinaldo Malinauskas, Coordenador Regional da Comissão de Animação Bíblico-Catequética e organizador da formação, a palavra-chave é “adesão”, com cada vez mais pessoas enxergando a importância de participar da Semana de Iniciação à Vida Cristã. A semana passou de 80 participantes em 2012 para o número recorde de 2018, “isso é uma resposta”, afirmou.

Em uma das formações, o Padre Jordélio Ledo, CSS, Assistente Eclesiástico regional da urgência “Igreja: Casa de Iniciação à Vida Cristã”, recordou a importância de uma “catequese humanizada”. 

“Catequese que não toca o coração não forma discípulos”, disse, completando: “Só quem ama consegue ser catequista”.

Com quase 50 anos de ministério como catequista, Adarli Duarte participou de todos os dias de formação. Apesar de tanta experiência, ela garantiu que “alguma coisa nova a gente descobre, como um jeito novo de trabalhar, uma nova dinâmica”. 

 

ENCERRAMENTO

Na sexta-feira, 9, houve o encerramento da semana de formação, com uma celebração eucarística no Centro Pastoral São José, presidida por Dom Luiz Carlos, em que participaram mais de 700 catequistas de todos os setores. 

“Catequista brota da experiência de vida de encontro pessoal com Jesus Cristo”, disse o Bispo. “Deus chamou a Igreja para uma missão. É um privilégio dizer sim, porque nos traz alegria”, finalizou.