Livro conta as ‘Histórias de Conquistas’ na zona Leste

A A
Obra resgata a história do bairro Jardim da Conquista e da Paróquia São Miguel Arcanjo
Publicado em: 20/09/2017 - 13:45
Créditos: Redação

Pascom/Paróquia São Miguel Arcanjo

Na igreja-matriz da Paróquia São Miguel Arcanjo, no Jardim da Conquista, aconteceu na sexta-feira, 15, o lançamento do livro “Histórias de Conquista - O bairro e a paróquia - Relatos da ocupação do Jardim da Conquista e da cria ção da Paróquia São Miguel Arcanjo”.

A obra resgata a história da ocupação que deu origem ao bairro e também fala da fundação da Paróquia, criada canonicamente há dez anos. As comunidades “do Conquista”, como são conhecidas, somam quase 30 anos de história de luta por moradia e compromisso pastoral. 

Dividida em três partes, a obra começa narrando como a ocupação se tornou bairro e de como a Paróquia surgiu nesse contexto. Testemunhos sobre a história podem ser lidos na segunda parte, e na terceira, cada uma das comunidades têm a trajetória narrada.

O prefácio do livro foi feito por Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo de Mogi das Cruzes (SP), e um dos pioneiros do trabalho na área. Dom Pedro Luiz atuou como padre na Região Belém e, posteriormente, foi Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região.

O Vigário Paroquial, Padre Reuberson Ferreira, Missionário do Sagrado Coração, foi o organizador do livro e contou com um grupo de redatores que assinam partes do texto - Danyo Rodrigues, José Lemos, Judite Rodrigues, Rosy Paes, Maria do Socorro Fernandes e Valéria Almeida. 

“Primeiro, foi uma ideia que eu tive para celebrarmos os dez anos que a Paróquia cumpriu. Aí, reuni um grupo de pessoas, alguns professores, que compartilharam da ideia. Montamos o esqueleto e preparamos o livro”, conta Padre Reuberson. Cerca de 400 pessoas participaram da cerimônia de lançamento do livro, entre as quais Luiza Erundina, Prefeita de São Paulo na época da ocupação.

“Esse livro é fruto dessa história; e tinha que ser [escrito] em mutirão, não tinha outro jeito”, disse o Pároco, Padre Alex Sandro Sudré, MSC, ao agradecer o empenho da equipe que realizou o projeto.

Com selo editorial da Scorteci Editora , o livro pode ser adquirido na secretaria da Paróquia São Miguel Arcanjo (travessa Pé de Manacá, 57, Jardim da Conquista).