Leigos: Protagonistas das ações da Igreja

A A
Leigos participaram de missa com Dom Luiz Carlos que marcou a abertura do Ano do Laicato
Publicado em: 29/11/2017 - 13:15
Créditos: Redação

Peterson Prates

Na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, no domingo, 26, a Região Belém celebrou a abertura do Ano Nacional do Laicato, com missa na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, com o tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, na dinâmica do sínodo, a serviço do Reino”.

O objetivo do Ano Nacional do Laicato é aprofundar a identidade, vocação e espiritualidade do cristão leigo e celebrar a caminhada de organizações leigas na Igreja. Por isso, durante a celebração eucarística, foi lembrado que em 2018 o Conselho de Leigos da Região Belém completará 20 anos.

Já há um calendário especial na Região com atividades e momentos celebrativos para o Ano Nacional do Laicato. Um dos eixos é a comemoração dos 50 anos da Conferência do Episcopado Latino-americano, em Medellín, em 1968.

“O grande objetivo da Igreja é a vivência da comunhão”, expressou Dom Luiz Carlos Dias, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, durante a missa. “Na Igreja, temos a liberdade para reflexão, interpretação e críticas”, disse, na homilia, lembrando que sempre é importante ouvir as críticas quando essas “buscam edificar, melhorar”.

Para o leigo Reinaldo Malinauskas, o Ano Nacional do Laicato levará a um novo despertar do protagonismo dos leigos e leigas na missão da Igreja. Maura Venzon, Presidente do Conselho de Leigos da Região Belém, desejou que em 2018, apesar dos muitos desafios, todos os batizados possam ser “sal da terra e luz do mundo” em meio à sociedade.