Fieis celebram o título de Nossa Senhora do Pilar no dia da padroeira do Brasil

A A
Em preparação à festa da padroeira, a paróquia Nossa Senhora do Pilar, no Setor Vila Prudente, refletiu o tema “No coração de Maria, a família é graça e amor de Deus”
Publicado em: 18/10/2016 - 16:45
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

No dia em que a Igreja celebrou a padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, uma paróquia na Vila Ema celebrava outro título mariano, Nossa Senhora do Pilar.

A única paróquia da Arquidiocese dedicada a Nossa Senhora do Pilar, no Setor Vila Prudente, preparou a festa da padroeira com novena, em que a comunidade paroquial refletiu o tema “No coração de Maria, a família é graça e amor de Deus”.

No último dia da novena, a missa foi presidida por dom Luiz Carlos Dias, e concelebrada pelo pároco, Pe. Nedson de Oliveira. Foi ministrado o sacramento da confirmação aos jovens e adultos preparados pela comunidade.

O título de Nossa Senhora do Pilar é o mais antigo título mariano, remonta o século I, quando Maria ainda estava viva. A Tradição diz que Maria realizou uma bilocação para indicar a São Tiago Maior onde deveria ser construída uma igreja. Maria apareceu em terras espanholas, onde Tiago pregava, em cima de um Pilar.

Na homilia, dom Luiz Carlos aproveitou para se apresentar, já que era a primeira visita à paróquia. Dom Luiz expressou que Deus nos ama profundamente, “nos reanima, reabastece para sermos uma Igreja viva, alegre, que testemunha Jesus Cristo com espírito e inspiração de nossa Mãe Santissíma”.

“No mundo atual estamos esquecendo de olhar para Deus. O homem confia muito em si, em suas forças, na sua capacidade de transformação, de produção, de planejamento”, disse o bispo, que completou “nosso modo de produção individualiza-nos, nos tornamos uma sociedade de indivíduos que olha para si só, cada um no seu quadrado”.


A comunidade paroquial aproveitou as festividades da padroeira para reinaugurar, na véspera da festa, a cruz luminosa da torre da igreja, que há anos estava apagada. Na quarta-feira, 12 de outubro, antes da missa solene em honra à padroeira, houve celebração mariana pela manhã e a reza do santo terço, ao meio-dia.

No dia 29 de outubro, ainda na programação do mês da padroeira, a paróquia irá realizar a Noite Espanhola, com dança Flamenca e Paella de frutos do mar, de fideuá e de cacau com frutas frescas. A matriz fica localizada na Rua Salvador Mastropietro, 153 - Vila Ema.

Fieis celebram o título de Nossa Senhora do Pilar no dia da padroeira do Brasil