“Fazei-a conhecida em todo o mundo”

A A
O ícone peregrino de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro deve ficar cerca de quinze dias na paróquia Nossa Senhora da Esperança, em Sapopemba
Publicado em: 11/01/2016 - 22:00
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

A Paróquia Nossa Senhora da Esperança, em Sapopemba, recebeu na semana passada o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, uma réplica fac-símile que está peregrinando pelas comunidades redentoristas da província de São Paulo, em preparação ao Jubileu dos 150 anos da entrega do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro aos Missionários Redentoristas.

O ícone bizantino tem uma história longa até chegar a Roma no século XV. Depois de um tempo esquecido, foi entregue, em 1866, pelo Papa Pio IX, aos cuidados dos Missionários Redentoristas, com o pedido “Fazei-a conhecida em todo o mundo”.

“Intensificar cada vez mais esta devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a nosso povo que é tão devoto de Maria”, lembrou o vigário paroquial, Pe. Valdir Benedito, CSsR, é o objetivo da celebração do jubileu neste ano de 2016, nos 150 anos da entrega do “Ícone do Amor”, como lembra o lema do jubileu aos missionários.

O ícone, rico em detalhes e simbolismos, guarda belas mensagens que ao longo da preparação do jubileu vão sendo transmitidas aos fiéis. Desde 27 de junho, data em que se celebra o título do Perpétuo Socorro, a Paróquia Nossa Senhora da Esperança faz peregrinar pelas famílias de toda paróquia oito ícones, a fim de promover e incentivar a devoção.

O ícone peregrino deve ficar cerca de quinze dias na paróquia e vai percorrer todas as sete comunidades. “Que os fiéis, principalmente os que sofrem dificuldades e tribulações da vida, que nunca percam a esperança, mas que possam encontrar em Maria, como aquela mãe que estende sua mão e que ajuda o seu filho”, expressou Pe.Valdir.

O papa Francisco concedeu indulgencia plenária a todos aqueles que até 27 de junho de 2016 fizerem uma peregrinação à igreja de Santo Afonso, em Roma, onde se encontra o ícone original, ou a qualquer igreja redentorista para veneração do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.