Externato Nossa Senhora Menina acolhe Dom Carlos e representantes de escolas católicas da Região Belém

A A
“Ideologia de Gênero” foi o tema central da reunião do Núcleo Regional de Educação
Publicado em: 14/09/2015 - 20:00
Créditos: Diácono Mario Braggio

O Núcleo Regional de Educação do qual participam representantes das escolas católicas da Região Episcopal Belém e Zona Leste da Capital, reuniu-se pela quarta vez com Dom Carlos Lema Garcia, Vigário para a Educação e a Universidade na Arquidiocese de São Paulo, dia 9 de setembro, no Externato Nossa Senhora Menina (Mooca). Estiveram presentes também os representantes da ANEC e do Conselho Tutelar de São Mateus.

Ir. Margarete Bertogna dos Santos, diretora, acolheu a todos desejando uma frutuosa reunião. Os professores Kleyton e Tiago conduziram a oração inicial que incluía referência à padroeira da escola e menção à sua Natividade festejada no dia anterior.

“Ideologia de Gênero” – o tema central da reunião – ficou a cargo do Padre João Bechara Ventura, Vigário na Paróquia São Vito Mártir, que vem se especializando no assunto por meio de estudo, pesquisa, reflexão e participação ativa em eventos onde o mesmo tem sido discutido.

Trata-se uma questão de muitas faces e abrangente, da qual emanam influências que ecoam direta e indiretamente no cotidiano escolar onde se efetiva, na teoria e na prática, a formação integral de crianças e de adolescentes – daí a procedência, a urgência e a necessidade de fazê-la chegar aos educadores, para que se tornem capazes de lidar com ela da melhor e mais adequada maneira possível.

Padre João Bechara desenvolveu o tema com muita clareza. Didático, trabalhou conceitos, exemplificou, ofereceu indicações bibliográficas, esclareceu dúvidas. Sabia-se que não seria possível esgotar o assunto em uma única oportunidade e em tão pouco tempo, mas serviu, e muito, para levar os participantes a também pesquisar e refletir a respeito.

O professor João Vitor, em nome de todos, agradeceu ao palestrante pela competente apresentação. A seguir, Dom Carlos destacou a importância do Núcleo, ressaltou aspectos do tema abordado e aproveitou para divulgar o Seminário de Bioética: Ideologia de Gênero, que ocorrerá em 26 de setembro, das 8h30 às 12h30, no Colégio Madre Cabrini. [Informações e inscrições: vicariatoedu.arquisp@pucsp.br Tel.: 3660-3447] A seguir, o bispo distribuiu exemplares do Documento 201 da CNBB: Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015 – 2019.

A reunião foi encerrada com a bênção de Dom Carlos seguida de breve confraternização.

O próximo encontro do Núcleo a ser promovido pela Pastoral da Educação da Região Episcopal Belém será realizado no Colégio Agostiniano São José (Belenzinho) no dia 11 de novembro, a partir das 14h. Nessa ocasião, depois do primeiro momento em reunião, Dom Carlos presidirá celebração eucarística em ação de graças pelos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo. O convite com a respectiva programação será oportunamente encaminhado.

As indicações feitas pelo Padre João Bechara Ventura, todas elas disponíveis na Internet, são as seguintes: 1) Paradoxos da igualdade; 2) A terceira via; 3) A Catequese do Papa Francisco, de 13 de abril de 2015; 4) Agenda de Gênero (PDF).

Externato Nossa Senhora Menina acolhe Dom Carlos e representantes de escolas católicas da Região Belém