Evangelização e Misericórdia serão as palavras de ordem em 2016

A A
Semana de Iniciação à Vida Cristã 2016 na Região Belém contou com a participação de 380 pessoas em média por noite
Publicado em: 22/02/2016 - 16:15
Créditos: Reinaldo Malinauskas

Ao chegarmos ao final da Semana de Iniciação à Vida Cristã – 2016, temos muito de agradecer pela participação e empenho de nossos Catequistas, que durante toda a semana deixaram de lado seus afazeres e famílias para juntos nos prepararmos para um novo ano onde a Evangelização e a Misericórdia serão as palavras de ordem para mover os ideais de nossas Comunidades. Também não podemos nos esquecer de todos aqueles que dedicaram-se anteriormente e de maneira exaustiva para que um evento deste porte fosse possível de realizar, e o apoio fundamental das Paróquias Santa Luzia (Setor Guarani), São Judas Tadeu (Setor Tatuapé), Imaculada Conceição (Setor Sapopemba) e Área Pastoral São Francisco e Nossa Senhora Aparecida (Setor Conquista) pela cessão de seus espaços.  Em nossa Região Episcopal que possui um tamanho muito grande, para facilitar a vida dos Catequistas e Agentes de Pastoral, realizamos em quatro lugares ao mesmo tempo, fazendo um agrupamento nos setores, de forma a levar os encontros o mais próximo possível de nossos Catequistas. Esses encontros serviram para nos mostrar que o empenho leva a concretização de um objetivo, como exemplo disso temos a participação do Setor Carrão/Formosa, que em edições anteriores apresentava-se praticamente sem representação e nesta foi um setor presente e atuante. Mas também nos mostra que em nenhum momento podemos diminuir nosso empenho, insistência, perseverança, para que não acreditemos que a Missão está cumprida e isso nos levar a um relaxamento na participação. O próprio Cristo nos lembra que devemos estar sempre atentos e vigilantes.

Participaram deste evento uma média de 380 (trezentas e oitenta) pessoas por noite somando-se todos os pontos, e uma média de 300 (trezentas) pessoas na Celebração de Envio na sexta-feira, 19 (dezenove) no Centro Pastoral São José, dirigida pelo Conego José Miguel (Vigário Episcopal – Região Belém). Contamos com 11 (onze) assessores que dirigiram os trabalhos entre leigos e clero, dos quais destacamos a presença de Dom José Roberto (Bispo Auxiliar – Região Episcopal Ipiranga) e Dom Júlio Endi Akamine (Bispo Auxiliar – Região Episcopal Lapa).

Com as palestras “A Misericórdia no Agir Cristão”, “A Misericórdia que Celebramos” e “Jesus Catequista” apresentou-se o Tema desta Semana de Iniciação à Vida Cristã “JESUS FONTE DA MISERICÓRDIA” onde os assessores transmitiram a importância de termos Jesus Cristo como ponto central de nossa Catequese, lembrando de nossos desafios como Catequistas para os dias de hoje, onde vivemos uma mudança de época, e a importância de lembrarmos que a vida de Cristo foi marcada por atitudes as quais devemos nos espelhar, afinal, nossos atos dizem muito mais que nossas palavras. Nos lembraram que cada milagre que realizava, muito mais que o ato em si, significa o resgate do valor da pessoa humana para a sociedade, assim é nossa obrigação estar fazendo com que nossos irmãos mais necessitados sejam trazidos de volta a vida, de volta ao nosso meio. Resgatar a dignidade de nossos irmãos é a maior Catequese que podemos passar adiante! Resumidamente se praticarmos as Obras da Misericórdia, tanto as Corporais como as Espirituais, estaremos colocando em prática a verdadeira Catequese, a Catequese praticada pelo próprio Jesus Cristo e assim seremos espelhos aos nossos Catequizandos, seremos espelhos para nossa Sociedade!

Diferente De edições anteriores, os setores foram chamados a realizar duas atividades práticas: A primeira seria assumir um compromisso a ser seguido pelas Paróquias e Áreas Pastorais que compõem cada Setor no decorrer deste ano, e a criação de um símbolo que representa a Iniciação à Vida Cristã do Setor com olhos na Misericórdia praticada por Jesus Cristo, símbolos estes que representarão a identidade da Iniciação à Vida Cristã Setorial e juntos serão o rosto da Iniciação à Vida Cristã de nossa Região Episcopal. Outro fato diferente de anos anteriores foi a escolha de uma entidade como gesto concreto da misericórdia a ser atendida pelos catequistas de nossa Região Episcopal: A Colmeia, com 8 (oito) sedes e que atende a aproximadamente mil crianças / adolescentes.

Como lembrança temos que ter sempre em mente que tudo o que ocorre na Igreja não demanda de atitudes isolados, e, igualmente a Semana de Iniciação à Vida Cristã faz parte de um trabalho orientado pela Comissão de Animação Bíblico-Catequética – Arquidiocese de São Paulo, da qual a Região Episcopal Belém se faz representada. Nesta Comissão foram deliberados os temas a serem seguidos, e as estruturas ficaram a cargo das Regiões Episcopais. O intuito das Semanas de Iniciação à Vida Cristã é sempre dar um novo vigor, uma nova disposição aos nossos Catequistas e Agentes de Pastoral. Fazer com que cada um de nós se lebre que tudo o que fazemos sempre estará direcionado em levar a Palavra de Jesus Cristo aos nossos irmãos. Apresentar Jesus de forma a criar uma verdadeira paixão entre quem escuta a Palavra e o próprio Jesus!

REINALDO MALINAUSKAS
COMISSÃO DE ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA
REGIÃO EPISCOPAL BELÉM
COORDENADOR

COMISSÃO DE ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
REPRESENTANTE REGIÃO EPISCOPAL BELÉM

Evangelização e Misericórdia serão as palavras de ordem em 2016