Educandário São José do Belém celebra 110 anos de fundação

A A
A obra conta ainda com um grupo de voluntárias, que dispõem um dia da semana para prestarem serviços em prol das crianças e adolescentes
Publicado em: 31/01/2019 - 11:30
Créditos: Redação

Em 23 de janeiro de 2019, o Educandário São José do Belém celebrou 110 anos. Fundado em 1909 pelas Irmãs do Imaculado Coração de Maria, a obra assistencial, localizada no Belenzinho, tem como meta atender 200 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos no contraturno escolar e 60 adultos no projeto “Mãos que constroem cidadania”

“Oferecemos aos usuários da obra um espaço de acolhida e amor. Nesse espaço são oferecidas oficinas que ajudam a despertar a criatividade e a autonomia das pessoas”, descreve um dos textos de apresentação do Educandário.

A obra conta ainda com um grupo de voluntárias, que dispõem um dia da semana para prestarem serviços em prol das crianças e adolescentes. Além disso, no espaço, famílias e comunidades realizam festas juninas, festa da família e outros momentos de confraternização

Anteriormente, a casa onde funciona o Educandário era um asilo. Com o tempo, foram sendo incorporadas novas funções para atender a sempre crescente demanda da região. O espaço abrigava um internato, depois um semi-internato e, na década de 1940, uma escola primária. Posteriormente, o ensino alcançou a oitava série ginasial.