Dom Odilo participa da reunião do clero

A A
A 56ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em abril, foi uma das pautas do encontro
Publicado em: 09/05/2018 - 13:45
Créditos: Redação

Peterson Prates

No dia 2, diáconos e padres que atuam na Região Episcopal Belém se reuniram com Dom Luiz Carlos Dias, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região, no Centro Pastoral São José. Também o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, participou de parte da reunião que repercutiu a 56ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em abril. 

Dom Odilo e Dom Luiz Carlos falaram do clima de colegialidade e unidade entre os bispos de todo o País. Trataram também das mensagens emitidas pela CNBB, uma destinada aos fiéis católicos do Brasil e outra sobre as eleições de 2018. 

O Arcebispo motivou os padres e diáconos a participarem da etapa paroquial do sínodo arquidiocesano, fomentando grupos de reflexão nas comunidades. Recordou, também, a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser celebrado no domingo, 13. Falou ainda sobre as eleições de 2018 e pediu que os leigos se organizem para dar apoio a bons candidatos e “os que têm competência se lancem”, e enfatizou que “o padre não deve tomar partido, mas ajudar o povo a tomar consciência”. 

Durante a reunião, Padre Márcio Leitão, da Pastoral Presbiteral, partilhou os trabalhos sobre o 17º Encontro Nacional de Presbíteros, em Aparecida (SP), que teve a participação de mais de 500 padres. O calendário da Região Belém para o Ano Nacional do Laicato também foi retomado, para que as paróquias motivem os leigos a participarem ativamente dos momentos organizados pela comissão regional do laicato.