Democracia Participativa é tema de aula da Pastoral de Fé e Política

A A
No dia 9 de novembro, Hugo Albuquerque, advogado e membro da Rede Nossa São Paulo, falou sobre Democracia Representativa Entendendo o Legislativo Municipal
Publicado em: 13/11/2015 - 20:15
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

Democracia Representativa Entendendo o Legislativo Municipal foi o tema da aula da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi, no dia 9 de novembro, ministrada pelo advogado e membro da Rede Nossa São Paulo, Hugo Albuquerque, no Centro Pastoral São José.

A escola de Fé e Política Waldemar Rossi, pertencente à Pastoral de Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo, oferece curso de cidadania, com reconhecimento da UNIFESP como extensão universitária. O curso tem objetivo de refletir questões sócio-políticas e a dinâmica de desenvolvimento da cidade, a partir do olhar da fé, compreendendo aspectos da Doutrina Social da Igreja, motivando uma participação cidadã.

Como de costume, a aula teve início com a iluminação bíblica, realizada por Waldemar Rossi, que comentou textos do antigo e do novo testamento. Em outro momento Waldemar recorreu à frase do papa Francisco sobre a participação laical na política: “Envolver-se na política é uma obrigação para o cristão. Nós não podemos fazer como Pilatos e lavar as mãos. Não podemos! A política está muito suja: mas está suja por quê? Porque os cristãos não se meteram nela com espírito evangélico”.

Hugo Albuquerque destacou durante a aula o processo de funcionamento do legislativo municipal, bem como suas atribuições e responsabilidades. Sobre democracia participativa, Hugo recordou o projeto de iniciativa popular da ficha limpa, que à época recebeu apoio da CNBB e foi assumida pelas comunidades de base.

“Nunca na história dessa cidade houve uma consulta popular”, destacou Hugo, lembrando que mesmo estando prevista na lei orgânica do município, a consulta popular, que pode ser exercida pelo plebiscito ou referendo, nunca foi regulamentada, restringindo o povo da democracia direta e participativa. 

Democracia Participativa é tema de aula da Pastoral de Fé e Política