“Coragem. Vamos em frente”, diz dom Odilo ao Clero

A A
Encontro foi assessorado pelo Cônego Celso Pedro e pelo Pe. Edênio Valle
Publicado em: 17/05/2016 - 12:30
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

Na quarta-feira, 11 de maio, aconteceu a reunião do clero da Região Episcopal Belém, no Centro Pastoral São José, que reuniu 90 padres e diáconos. A reunião foi conduzida pelo vigário Geral da Região Belém, Pe. José Miguel, e pelo coordenador de pastoral, Pe. Marcelo Maróstica.

No início da reunião foram saudados os padres que celebraram aniversário natalício e de ordenação, e também os novos padres que chegaram à Região, Pe. Marcio Krefer, OSBM e Josafat Vozivoda, OSBM, que assumiram a Paróquia Nossa Senhora da Glória, onde há duas comunidades rituais: a comunidade latina e a comunidade ucraniana.

Ainda no início da reunião, a Ir. Miriam Kolling, compositora de músicas litúrgicas, fez um convite aos padres para que participem e convidem as comunidades a participarem do curso de formação litúrgica, que acontecerá em julho.

Nesta reunião deu-se seqüência a formação presbiteral, com o Cônego Celso Pedro e o verbita Pe. Edênio Valle. O Cônego Celso trabalhou com o texto do capítulo segundo dos Atos dos Apóstolos, enquanto Pe. Edênio focou sua fala nos estudos sobre o clero, que fez ao longo dos seus 55 anos de ministério sacerdotal e meio século como psicólogo. Falou também da importância dos laços e vínculos entre os padres e a criação de  unidade entre o clero.

Os padres Gilberto Orácio e Luiz Fernando de Oliveira partilharam a experiência do 16º Encontro Nacional de Presbíteros, que aconteceu de 19 a 25 de abril de 2016, em Aparecida –SP.

O cardeal-arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, participou de parte da reunião. “Coragem. Vamos em frente, tem muita coisa”, disse saudando o clero. “Nós temos que nos ocupar conosco mesmo também para melhor poder nos ocupar com o serviço aos irmãos. Temos que estar bem, sem dúvida, para conseguirmos ajudar os outros”, disse dom Odilo, fazendo referência a formação continuada do clero, assessorada pelo Pe. Edênio.

Dom Odilo orientou os padres e diáconos a estudarem a Exortação Apostólica Pós Sinodal Amoris Laetitia e o Motu proprio Mitis Et Misericors Iesus sobre a nulidade matrimonial, para o curso de formação do clero, em agosto. Por fim dom Odilo convidou a todos para a peregrinação do clero para a Porta da Misericórdia, e motivou a pastoral prebiteral.

Depois da fala do cardeal arcebispo, Pe. Marcelo tratou de questões pastorais, como a missa de acolhida de dom Luiz Carlos Dias, que será empossado como vigário episcopal para a Região Belém e a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida.