Clero Regional discute seu papel no processo de Iniciação à Vida Cristã

A A
Pastoral da pessoa com deficiência participou do encontro
Publicado em: 20/06/2017 - 20:15
Créditos: Redação

Diáconos, padres e o bispo auxiliar da Arquidiocese para Região Episcopal Belém, dom Luiz Carlos Dias, participaram, na quarta-feira, 14, da reunião mensal do clero regional, no Centro Pastoral São José, onde discutiram a iniciação à vida cristã.

O tema da reunião veio da segunda urgência da ação evangelizadora e pastoral do 12º Plano Arquidiocesano, “Igreja, casa de iniciação à vida cristã”. A Região prevê refletir, durante as reuniões mensais, todas as seis urgências que fazem parte do projeto pastoral.

Pe. Jordélio Ledo, padre estigmatino, assessor eclesiástico, na Região, para a urgência, assessorou a formação e recordou que este também foi o tema das discussões da 55º assembleia dos bispos do Brasil, que aconteceu em Aparecida (SP), entre abril e maio.

“O que as urgências da ação evangelizadora diz para nós, o que nos questiona, o que nos motiva, o que nos anima?”, indagou o coordenador de pastoral, Pe. Marcelo Maróstica, ao falar do projeto Pastoral da Região e a importância de motivar as comunidades, paróquias e setores. “Qual o nosso papel enquanto ministros ordenados?”, completou a pergunta.

Para Pe. Jordélio, o papel do bispo, padres, diáconos e religiosos na participação e envolvimento do processo, é o de, principalmente,  “ser semeadores”,  auxiliando e acompanhando as comunidades para que sejam “casa de iniciação”.

“Vamos investir, aqui, neste projeto”, afirmou dom Luiz, que vê como “realidades vitais para a Igreja” às urgências da ação evangelizadora. Para o bispo, a fala do Pe. Jordélio ajudou  a entender o processo para que haja “adesão e compreensão” , além de ser “possibilidade de resposta aos nossos grandes desafios”.

Pastoral da Pessoa com deficiência

A Pastoral da Pessoa com deficiência participou de um dos momentos da reunião e motivou os padres e diáconos a criarem possibilidades de participação de deficientes nas paróquias. Houve um questionário entregue aos párocos onde a pastoral solicitou os números de deficientes com participação contínua na paróquia, o tipo de deficiência e se os espaços e atividades da paróquia são acessíveis.  

CrediPaz

Agentes e colaboradores da CrediPaz, instituição de crédito solidário inspirado no trabalho do Professor Muhammad Ynus, nobel da Paz 2006, foram ao encontro do clero para apresentar o projeto e estimular as comunidades a abrirem grupos do Banco Solidário. O projeto ajuda famílias a transformarem sua realidade através de pequenos empréstimos.