CEB’s discutem os desafios do mundo urbano na ação evangelizadora

A A
“CEB’s e os desafios no mundo urbano" foi o tema da formação
Publicado em: 07/06/2017 - 20:00
Créditos: Redação

Lideranças das comunidades eclesiais de base (CEB’s) da Arquidiocese de São Paulo se reuniram, no sábado, dia 03 de junho, no Centro Pastoral São José, para uma manhã de formação com o tema “CEB’s e os desafios no mundo urbano”, assessorado pelo religioso verbita, Pe. Nicolau João Bakker.

Pe. Nicolau, nascido na Holanda, é pastoralista e cientista social, atuou por diversos anos em comunidades de base no meio urbano e rural. Foi professor do Instituto de Teologia de São Paulo e vereador por dois mandatos em Holambra (SP).

O encontro não reuniu apenas lideranças das comunidades de base , mas também agentes de pastoral do Conselho Regional de Pastoral (CRP) da Região Episcopal Belém, que participaram do encontro pela importância da temática para a vida pastoral da Igreja.

O coordenador de pastoral da Região Belém, Pe. Marcelo Maróstica, manifestou alegria com a presença da CEB’s arquidiocesana  no centro pastoral, “essa casa é casa de todos. É uma alegria para o centro pastoral acolher a CEB's nessa caminhada rumo ao 14° Intereclesial”.

“Nós sabemos da importância do Intereclesial não só para a CEB's, mas para a vida da Igreja no Brasil”, continuou Pe. Marcelo , ao lembrar que no sábado, dia 10, o CRP se reunirá novamente para discutir as reflexões do encontro.

No início da manhã, logo após a reza do ofício divino das comunidades, Pe. Nicolau pediu que os presentes partilhassem um pouco das dificuldades enfrentadas pelas comunidades. O não surgimento de novas lideranças, falta de apoio do clero , desmotivação, desânimo e clericalização dos leigos estiveram entre as mais citadas .

A economia industrializada, o “desmonte dos laços familiares” e de vizinhanças , a “imposição de um ajuste fiscal” e o individualismo foram alguns dos desafios apontados para o “mundo moderno”.

Entre as soluções encontradas é a de formar grupos de rua e de reflexão bíblica, diz Pe. Nicolau. “Nós temos de retomar às origens das CEB's”, manifestou, ao afirmar que as comunidades devem ir na contramão da tendência do mundo urbano.

Dom Eduardo Vieira, vigário episcopal para Região Sé, e bispo auxiliar para às CEB’s na arquidiocese, apareceu no encontro para saudar os presentes e os motivou a seguir com a missão das comunidades, “de construir comunhão e de caminhar juntos”.

Ao fim do encontro, foram preenchidas as fichas dos participantes do próximo Intereclesial. Os delegados ainda vão participar de uma série de formações a nível de região episcopal e do encontro estadual das CEB’s, reunindo todo regional Sul 1, em Jales(SP), em setembro, para aprofundarem o tema.

Na arquidiocese de São Paulo as comunidades eclesiais de base se concentram, principalmente, nas Regiões episcopais Belém e Brasilândia. Os bairros mais periféricos acumulam a maior parte das comunidades, que vivem da ação pastoral integrada com a vida e a realidade sociopolítica que as cerca.

Em janeiro de 2018, acontece a 14° edição do intereclesial das comunidades eclesiais de base, em Londrina, no estado do Paraná. Com o tema “ CEB's e o desafios no mundo urbano” e lema: “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo (Ex 3,7)”, a atividade visa discutir as particularidades da vida urbana e seus reflexos na vida da Igreja, de modo especial nas comunidades de base.

70 delegados representarão a arquidiocese no Intereclesial. Na delegação, estão também representante de outra denominação cristã, de povos indígenas da cidade, das pastorais sociais e de movimentos populares, além de religiosos e o clero que acompanha as comunidades.