CEB’s celebram memória de Oscar Romero

A A
Representantes de diversas regiões de São Paulo participaram da celebração que destacou pontos importantes da vida do mártir
Publicado em: 28/03/2017 - 07:30
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

As Comunidades Eclesiais de Base (CEB's) da Arquidiocese de São Paulo celebraram no sábado, 25 de março, um ofício divino das comunidades em memória dos 37 anos de martírio do Beato Oscar Romero. O ofício aconteceu na comunidade São Francisco, na Favela Ilha das Cobras (João Afonso), na Vila Prudente.

Oscar Romero

Dom Oscar Romero foi um arcebispo salvadorenho durante o final da década de 70 e início dos anos 80. Romero tinha fama de conservador, mas bastou ter início às crueldades da ditadura militar salvadorenha para revelar sua atuação pastoral e a opção pelos pobres e perseguidos.

Em 24 de março de 1980, enquanto presidia missa no hospital da Divina Providência, em El Salvador, foi assassinado a tiros.


Em maio de 2015 foi beatificado pelo Papa Francisco. Espera-se que ainda em 2017, ano do centenário de seu nascimento, seja oficialmente declarado santo, aquele que já é chamado de São Romero da América.

Celebração

O ofício foi conduzido por Macilene Leite, da Região Brasilândia, Ir. Marialda Cardoso e Guto Godoy, da Região Belém. Durante a celebração, foram recordadas falas de dom Oscar, fazendo memória de seu profetismo e compromisso evangélicos.


Quase quarenta pessoas participaram da celebração, que teve a fala aberta no momento da  reflexão, depois da leitura bíblica, em que os fieis destacaram pontos importantes da vida do mártir, exemplo para comunidades de base.

No fim da celebração houve a bênção e a partilha dos alimentos, confraternizados entre os presentes. A nota da CNBB sobre a PEC 287/16 - da Reforma da Previdência - teve trechos destacados.

Comunidade

A comunidade São Francisco faz parte da Área Pastoral São José Operário, setor pastoral Vila Prudente. A comunidade é confiada aos Missionários Oblatos de Maria Imaculada (omi), que trabalham com a comunidade desde a fundação.

Zélia Barbosa destaca a “experiência de fé e de aprendizado” como  participante da comunidade. “Muito bom, espero que venham mais vezes”, diz  sobre o ofício de dom Oscar.

“Fazer memória de um mártir é sempre fazer memória de pessoas que entregaram sua vida por uma causa, que é a causa do Evangelho. Celebrar junto com a comunidade é também pedir a Deus que envie outras pessoas capazes de doar sua vida, entregar sua vida pela causa do Reino de Deus”, conta Ir. Felipe Arruda, omi, que trabalha com a comunidade e participou da celebração.

CEB’s celebram memória de Oscar Romero