Cardeal faz visita ao clero da Região Belém

A A
Dom Odilo apresentou a carta pastoral à arquidiocese de São Paulo – Misericordiosos como o Pai - para o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia
Publicado em: 23/11/2015 - 16:45
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

Na última quarta-feira, no Centro Pastoral São José, aconteceu a última reunião do ano para o clero da Região Episcopal Belém. Com mais de 80 padres e diáconos da região, a reunião contou com a presença do vigário Episcopal para a região, dom Edmar Peron, do cardeal arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, dom Odilo Scherer, e dos procuradores da mitra arquidiocesana.

A visita de dom Odilo teve o objetivo de apresentar a carta pastoral à arquidiocese de São Paulo – Misericordiosos como o Pai – por ocasião do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, 2015-2016. Dom Odilo salientou que mesmo com a carta pastoral, todos devem ter acesso à Bula Misericordiae Vultus, texto base para o Ano Santo Extraordinário, escrito pelo papa Francisco.

A convivência sinodal foi apresentada pelo cardeal ao clero da região, que partilhou a experiência no sínodo da família, que teve como função consultar toda a Igreja sobre a vocação e missão da família.

Membros da procuradoria da mitra, entre eles Dr. Leandro Machado, Pe. Zacarias José de Carvalho e Pe. João Júlio, participaram do encontro do clero. A presença deles havia sido solicitada para o esclarecimento de dúvidas sobre a gestão arquidiocesana, a transparência da cúria e a descentralização dos serviços.

O contador José Olípio Neto, da Fundação São Paulo, explicou aos párocos algumas questões da gestão financeira das paróquias e o cuidado fiscal.

Dom Edmar Peron lembrou que o objetivo do Ano Santo é “tornar as comunidades, as paróquias, as pastorais, os movimentos, oásis de misericórdia”, e sinalizou que isso “é um caminho bem longo” que devemos percorrer mesmo após o fim do ano santo.

Cardeal faz visita ao clero da Região Belém