Campanha da Fraternidade: um exemplo a ser seguido

A A
A Paróquia São João Batista, da Vila Carrão, realizou atividades de conscientização ambiental durante a Quaresma
Publicado em: 19/04/2016 - 10:15
Créditos: Márcia de Castro

A Paróquia São João Batista, da Vila Carrão, deu exemplo de vivência da Campanha da Fraternidade 2016 – Casa Comum, Nossa Responsabilidade. Durante toda a Quaresma, a comunidade paroquial, em unidade com a equipe da Campanha da Fraternidade e da Pastoral Fé e Política, motivados pelo encontro de apresentação da CF no Centro Pastoral São José, realizaram atividades de conscientização.

A equipe preparou um encontro de apresentação da CF para os agentes de pastorais e fieis, a partir do método Ver/Julgar/Agir. O ambiente contava com um córrego em TNT, coberto de resíduos, representando o ‘Ver’. O ‘Julgar’ foi através do Livro Profeta Amós e motivou a substituição do córrego com resíduos por um rio límpido, representando o ‘Agir’.

Durante as missas da Quaresma, refletiu-se sobre o descarte correto de resíduos sólidos específicos, como: descarte de medicamentos vencidos; descarte do óleo de cozinha; descarte de materiais eletrônicos; divulgação dos horários da coleta seletiva no território paroquial, com instruções do material para descarte; informação sobre os eco-pontos e cata bagulho.

No Domingo de Ramos, a comunidade se reuniu às margens do Córrego Rapadura, em condições de poluição, e refletiu sobre a situação do regato. Logo após, caminharam em procissão recolhendo resíduos pelo caminho, até chegar à matriz paroquial.

A paróquia recebe resíduos de óleo e eletrônicos que são destinados para associações capacitadas para o descarte correto, como ação concreta da Campanha da Fraternidade. 

Campanha da Fraternidade na Paróquia São João Batista, da Vila Carrão: um exemplo a ser seguido