Ano Santo da Misericórdia é pauta do Clero da Região Belém

A A
Clero preparou ações para o Ano Santo e as peregrinações para a porta santa da Região Belém, o Santuário do Sagrado Coração de Maria, na Vila Formosa.
Publicado em: 21/10/2015 - 19:00
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

No dia 14 de outubro aconteceu, no Centro Pastoral São José, a reunião ordinária do clero da Região Episcopal Belém.

Como de costume, a reunião teve início com a recordação e saudação dos aniversariantes de vida e de ordenação.

Ainda no início, foram encaminhadas algumas questões pastorais e informes de movimentos, como da pastoral carcerária e do fórum das pastorais sociais.

A maior parte da reunião foi dedicada ao levantamento e aos esclarecimentos das taxas paroquiais para a região episcopal, realizada pelo Pe. Reginaldo Donatoni e Diác. Marcos Antônio Domingues.

O clero preparou a próxima reunião e estudou temas para as reuniões de 2016 reunido em grupos por setores pastorais. Ações para o Ano Santo da Misericórdia e as peregrinações setoriais para o Santuário do Sagrado Coração de Maria, na Vila Formosa, onde será a porta santa da Região Episcopal Belém, também foram tratadas.

Pe. Gilberto Orácio partilhou a experiência do encontro dos presbíteros do regional sul 1 da CNBB. A  Audiência Pública sobre o uso e ocupação do solo urbano, em especial sobre os espaços de culto, também foi partilhada pelo Pe. Tarcísio Mesquita.

O coordenador de Pastoral, Pe. Marcelo Maróstica, pediu o empenho das paróquias na divulgação da eleição dos Conselheiros Tutelares, marcada para 15 de novembro, em toda a cidade.

Já no fim da reunião, Pe. Julio Lancellotti, vigário episcopal para a Pastoral do Povo da Rua, alertou os presentes sobre o crescimento da população de rua em nossa cidade e no território da Região Episcopal Belém. Pe. Julio também lembrou do solidéu que o Papa Francisco enviou para o povo de rua, e recordou que todas as paróquias que realizam trabalhos com a população de rua podem receber o solidéu para visita.

Dom Edmar Peron, bispo auxiliar para a Região, encerrou a reunião convidando todo o clero para a Assembleia Regional, que acontece em 24 de outubro, no Centro Pastoral São José.

Ano Santo da Misericórdia é pauta do Clero da Região Belém