“40 anos de defesa da Vida e da Justiça – Belém Casa do Pão”

A A
A Região Episcopal Belém realizou nos dias 25, 26 e 27 de julho a XVII Semana de Fé e Política
Publicado em: 02/08/2016 - 18:45
Créditos: Texto: Peterson Prates / Fotos: Peterson_Prates, José Lucas Santos e Vitor Scotton

A Região Episcopal Belém realizou nos dias 25, 26 e 27 de julho, no Centro Pastoral São José, a XVII Semana de Fé e Política, iniciativa da Pastoral de Fé e Política e da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi, com apoio das Comunidades Eclesiais de Base, a Pastoral da Juventude e o Conselho de Leigos da Região Belém.

Neste ano, a Semana de Fé e Política teve como temática principal os 40 anos da Região Episcopal Belém, “40 anos de defesa da vida e da Justiça – Belém Casa do Pão”. A semana utilizou o método ‘ver, julgar e agir’ para os encontros.

A Semana de Fé e Política foi uma oportunidade para celebrar os 40 anos de história, com resgate dos grandes nomes que contribuíram para a trajetória pastoral da região. Foram preparados paineis com fotos e relatos dessaa caminhada.

História

A caminhada se iniciou em 17 de julho de 1966 com a criação da Região Leste, posteriormente dividida em Leste 1 e Leste 2, sendo a região Leste 1 correspondente ao território do que hoje chamamos Região Belém, e a Leste 2, ao que hoje chamamos Diocese de São Miguel Paulista.

Em 1976 dom Luciano Mendes de Almeida foi nomeado o primeiro bispo auxiliar de São Paulo responsável pela Região Leste 1, que passou no mesmo ano a se chamar Região Episcopal Belém.

Ver

Na primeira noite da semana, os participantes puderam recordar o cenário político da época da criação da região, com uma contação de história realizada pela Pastoral da Juventude. Eram tempos da ditadura civil-militar, e neste tempo nasciam “luzes” na região, como Pastoral da Criança, Pastoral do Menor, Movimento de Saúde, Movimento de Moradia, Pastoral da Juventude e outros.

O assessor da noite foi o sociólogo Américo Sampaio da Rede Nossa São Paulo e da Escola de Governo, que fez uma análise de conjuntura, nacional e municipal. Américo recordou que quem comanda as decisões políticas no país são o poder econômico e os donos da propriedade. Lembrou ainda que nos últimos 15 anos houve uma redução das desigualdades sociais, mas que não foi acompanhada de um desenvolvimento da consciência política.

O Projeto “Escola sem partido”, a criminalização dos movimentos sociais, o ajuste fiscal, e o processo de impeachment “caracterizado pelo golpismo”, foram discutidos na noite.


Julgar

“40 anos de defesa da vida e da Justiça – Belém Casa do Pão” foi o tema da segunda noite, que teve como assessor o professor Fernando Altemeyer Junior, que fez memória da história da Região Belém, a começar das primeiras paróquias da cidade, dos processos de imigração, dos movimentos organizados, que foram criando terreno para a região episcopal.

A mística da noite fez memória do cenário político e eclesial do ano de 1976, quando foi criada a Região Belém. O presidente, o governador, o prefeito, as autoridades eclesiásticas foram recordadas, a partir dos textos dos profetas, que sinalizavam o rei e as autoridades da época em que o profeta exercia sua missão.

 Nesta noite foram feitas memórias de muitos leigos e leigas, religiosas, padres e bispos que contribuíram com seu testemunho e missão com a construção da Região Episcopal Belém, como: Miralda dos Santos Lima, dom Luciano Mendes de Almeida, cujo processo de beatificação está aberto, Pablo González Olalla, Ir. Dirce Genésio, Waldemar Rossi, Antônio Caetano, e muitos outros que ao longo desses quarenta anos testemunharam Jesus Cristo no solo da Região Belém.


Agir

A última noite contou com dois assessores, Maurício Broinizi, da Rede Nossa São Paulo, e Waldir Augusti da Rede, das Escolas da Cidadania, para tratar sobre o Plano de Metas da Periferia e o lançamento do Jornal das Metas.

Por primeiro, Broinizi explicou o processo de construção do Plano de Metas e a sua importância para a gestão municipal, criando um vínculo entre a população que teve a oportunidade de participar do processo de construção e o poder público que deve assumir as metas estabelecidas.

Logo depois, o Professor Waldir apresentou o jornal do Plano de Metas da Periferia, que apresenta 13 metas para o período 2017 – 2020, que atendem, sobretudo, as periferias da cidade, e contém também critérios para uma escolha correta dos candidatos e um compromisso público, dedicado aos candidatos para que se comprometam a fazer cumprir as metas para a periferia de São Paulo.

Casa do Pão

Para cada um dos assessores, a Região Belém ofereceu um pão, marca da região e de toda a sua história, e também uma vela, com a marca dos quarenta anos. Os participantes também puderam partilhar do pão feito especialmente para o evento.

No fim da última noite, dom Luiz Carlos Dias saudou os participantes e lembrou que a Região Belém tem um perfil bem claro: a “preocupação com as questões sociais”. E disse que sabe que está pisando na zona leste. “A fé gerou aqui esse empenho com as necessidades sociais, aqui se vive de fato essa relação de fé e política”, completou o bispo, lembrando de grandes nomes da região, como dom Luciano Mendes de Almeida e Waldemar Rossi.

“40 anos de defesa da Vida e da Justiça – Belém Casa do Pão”