Missão

A A
Acesse as pastorais

Endereço

Rua Doutor Morais Dantas - 247 - Vila Barbosa
São Paulo
02556-170
  • Propõe um caminho rumo à santidade
  • A partir do oferecimento diário
  • Que transforma nossa vida
  • E nos coloca em comunhão universal de preces
  • Pela força do Espírito Santo que habita em nossos corações
  • E nos impele a vivenciar os mesmos sentimentos do Coração de Jesus
  • Para que, alimentados e modelados por Ele na Eucaristia
  • E reconciliados com Ele pelo sacramento da Reconciliação
  • Possamos colocar-nos plenamente, de coração inteiro, a seu serviço e a serviço da Igreja, a exemplo de Maria, para que seu Reino venha a nós, hoje, amanhã e sempre.

Objetivos e práticas

Espiritualização da Comunidade

Os membros do Apostolado da Oração, seguindo um programa rigoroso e profundo de vida espiritual, estão capacitados para cooperar ativamente na espiritualidade da Paróquia, num trabalho de conjunto com outras Pastorais e Movimentos, promovendo: Horas Santas(incentivo principalmente ás visitas ao Santíssimo Sacramento); Participação ativa na Missa; Consagração das Famílias ao Sagrado Coração de Jesus, anualmente; Entronização da Imagem ou quadro do Sagrado Coração de Jesus nos lares; Novenas; terços em família; vias-sacras e todas as iniciativas que ajudem a Comunidade a orar.

Atuação na base eclesial

Principalmente pela atuação com as famílias, a exemplo das Comunidades Eclesiais de Base, agregando as famílias dos Zeladores, Associados zelados e suas vizinhanças, procurando atingir as famílias da comunidade de forma inclusiva, por meio de práticas como as Novenas do Natal em Família, Encontros da Campanha da Fraternidade na Quaresma, Semana Nacional da Família, Festas do Padroeiro.

Irradiação da vida cristã

O membro do Apostolado da Oração deverá, no seu ambiente, promover os valores cristãos, pelo testemunho de vida e pela palavra.

Promoção humana e assistência social

O membro do Apostolado da Oração é estimulado a praticar as chamadas obras de misericórdia, tais como: dar alimento aos necessitados, visitar pessoas enfermas, idosas e encarceradas, levando conforto, oração, esperança e auxilio material quando necessário, caminhando muitas vezes em parceria com os Vicentinos, Pastoral dos Pobres, Pastoral da Saúde, Pastoral dos Enfermos, Pastoral da Pessoa Idosa,Pastoral Carcerária e Pastoral da Esperança. Os membros do AO são encorajados a serem também membros ativos destas pastorais.

Pastoral Vocacional

Principalmente pela oração pelas pelas vocações sacerdotais, religiosas e leigas; e pelo auxílio material para o sustento dos Seminários.

Evangelização

Principalmente junto às famílias ou na Catequese propriamente dita. O Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), seção jovem do AO, representa um campo de catequese infantil e juvenil para atuação dos membros.

Colaboração nas Atividades Paroquiais

Além do pagamento do Dízimo, os membros do Apostolado da Oração deverão colaborar nos trabalhos e promoções materiais e sociais da Paróquia.

Compromissos dos membros

Oração diária com oferecimento do dia

O Oferecimento Diário é uma oração feita diariamente, preferencialmente pela manhã, por meio da qual os membros oferecem a Deus suas orações, trabalhos, sofrimentos e alegrias, pedindo as bênçãos para cada momento vivenciado durante o dia.

Há duas formulas oficiais para esta oração. A mais usada é a que consta na carta do coordenador mundial do AO, Padre Peter-Hans Kolvenbach, SJ, de 8 de junho de 2003, direcionada aos Secretários Nacionais do AO: “Deus, nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho Jesus, que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia, para que eu possa ser testemunha do teu amor. Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês:...”

Vida Sacramental, Eucaristia e Liturgia

Os membros são estimulados a participarem de todas as ações ligadas à Liturgia, com participação ativa na Missa, onde é celebrada a Eucaristia. São também encorajados a participarem dos demaisSacramentos.

A principal celebração do mês é a Missa da Primeira Sexta-Feira, onde os membros praticam a devoção da Comunhão Reparadora, pela qual pedem perdão a Deus pelos pecados cometidos pela humanidade.

Devoções especiais

Os membros praticam e difundem especialmente as devoções ao Espírito Santo, ao Sagrado Coração de Jesus (por meio da Festa do Sagrado Coração de Jesus, Primeiras Sextas-Feiras do mês, Horas Santas, Entronização do Sagrado Coração de Jesus nos lares e a Consagração das famílias ao Sagrado Coração de Jesus), a Maria, aos Santos Padroeiros (São Francisco Xavier e Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face) e aos chamados Santos Promotores do culto ao Sagrado Coração de Jesus, com destaque para Santa Margarida Maria Alacoque e a São Cláudio de La Colombiére.

Vontade de sentir com a Igreja

O Apostolado da Oração reza, a cada mês, pelas Intenções que o Papa escolhe e propõe. Os membros são encorajados e seguirem as orientações pastorais do Papa, do Bispo e dos Sacerdotes, devendo-lhes respeito e colaboração.

Oração perseverante

Estimula-se a prática da oração constante e regular.

Formação pessoal

Formação sólida de Zeladoras e Zeladores e de todos os membros de cada núcleo, visando a formação espiritual, bíblica, litúrgica, apostólica, doutrinária, por meio da Reunião Mensal, Hora Santa, novena do Sagrado Coração de Jesus, tríduos para as festas dos santos padroeiras, retiros espirituais, tarde de reflexão, palestras, círculos bíblicos, jornadas apostólicas, leituras de livros e revistas(principalmente a Revista Mensageiro do Coração de Jesus), encontros de formação e demais encontros promovidos pelas Paróquias e Dioceses.

Unir oração e ação

Os membros, além da oração, têm o compromisso de colaborarem com boas obras.

Pastoral a qual faz parte 
Federação do Apostolado da Oração
Coordenação a qual faz parte 
Coordenação Pastoral do Laicato