Quem somos

A A
Acesse as pastorais

Endereço

Rua Afonso de Freitas - 704 - Paraíso
São Paulo
04006-052

Contato

– A Casa da Reconciliação é propriedade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, administrada pela Arquidiocese de São Paulo.
– Ponto de referência para o Ecumenismo e Diálogo Interreligioso, em São Paulo.
– Espaço de reflexão e partilha de experiências do Diálogo Ecumênico e Inter-Religioso.

Histórico
Teve início na década de 80, com os Frades Franciscanos da Reconciliação. Essa Congregação foi fundada no final do século XIX, nos Estados Unidos, com o Carisma de criar laços de Unidade e de Fraternidade entre os diferentes credos.

Frei Leonardo Martin e seus confrades foram os fundadores da Casa, articulando e fortalecendo, por mais de uma década, o trabalho já existente na Arquidiocese, estruturando o que já havia, ampliando e criando novos espaços de reflexão e partilha.

Mons. Heládio Correia Laurini, Padre da Arquidiocese, iniciou juntamente com Padre Paulo Gozzi, logo após o Concílio Vaticano II, a Comissão de Ecumenismo da Arquidiocese – CEA.

Em 1994, os Frades Franciscanos da Reconciliação retornaram aos Estados Unidos. Doaram, para a Igreja do Brasil, a Casa da Reconciliação 

com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos de busca de Unidade e de Fraternidade.

Dom Paulo Evaristo Arns, grande incentivador do ecumenismo, foi quem mediou a doação da Casa dos Frades Franciscanos da Reconciliação para os trabalhos da ação ecumênica e inter-religiosa no Brasil.

Primeiros grupos
– Movimento de Fraternidade de Igrejas Cristãs – MOFIC.
– Comissão Arquidiocesana de Ecumenismo e de Diálogo Interreligioso da Arquidiocese de São Paulo – CEDRA – a antiga CEA.
– Comissão Nacional de Diálogo Anglicano Católico-Romano – CONAC.
– Comissão Nacional de Diálogo Religioso Católico Judaico – DCJ.

 

Pastoral a qual faz parte 
Pastoral do Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso
Coordenação a qual faz parte 
Coordenação Pastoral do Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso