Universitários participam de Vigília de Natal

A A
<p>Cerca de 300 pessoas lotaram a Capela na missa de abertura da vigília universitária de preparação para o Natal e em honra a Nossa Senhora de Guadalupe.</p>
Publicado em: 17/12/2014 - 16:15
Créditos: Jornal O SÃO PAULO – Edição 3032

Por Diego Monteiro

 

Já passava das 5 horas da manhã do sábado, 13, quando o Padre Vandro Pisaneschi, coordenador do Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade, retirou a Hóstia Consagrada do ostensório para levá-la ao sacrário. O semblante de quem passou a noite em oração por nove horas, na Igreja Coração de Maria, mais conhecida como Capela da PUC-SP, Campus Perdizes, expressava o desejo de permanecer ali por muito mais tempo.

Desde às 21h de sexta-feira, 12, jovens universitários de vários movimentos e novas comunidades, cada um com o seu carisma, se revezavam para conduzir os momentos de oração na vigília.

Cerca de 300 pessoas lotaram a Capela na missa de abertura da vigília universitária de preparação para o Natal e em honra a Nossa Senhora de Guadalupe, presidida por Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar de São Paulo e vigário episcopal para a Educação e a Universidade, concelebrada pelo Padre Vando Valentini, coordenador da Pastoral Universitária da Arquidiocese, e por outros padres. Compareceram, também, Dom Julio Endi Akamine, bispo auxiliar de São Paulo e vigário para a Região Episcopal Lapa, e a professora Anna Maria Marques Cintra, reitora da PUC-SP.

Dom Carlos afirmou que a vigília foi o momento para intensificar a preparação para o Natal. “O Natal é essencialmente Jesus Cristo, o mesmo Cristo presente na Eucaristia e conservado sobre o altar”. Concluindo sua fala, disse: “Esta vigília foi um ponto de partida para o trabalho de evangelização a ser realizado por cada um dos professores ou dos estudantes, que, pelo Batismo, são responsáveis por essa missão”. 

Sacerdotes estavam disponíveis para o sacramento da Confissão. Gabriela Previati, do Movimento de Emaús, afirmou que se confessar a fez “esvaziar-se” de todos os sentimentos ruins e de toda angústia. “Para mim foi um verdadeiro conselho espiritual. Eu me enchi do Espírito Santo na presença do Santíssimo, sentindo o meu coração arder em cada momento de louvor na vigília”.

Magna Rocha, da Comunidade Católica Shalom, disse que foi uma grande alegria passar a noite na presença do Senhor com irmãos de diferentes expressões da Igreja; todos juntos em torno de Cristo, amando e sendo amados por Deus. “O tempo passou muito rápido e ficou o desejo de permanecer mais tempo naquela presença de paz, presença de Jesus manso e humilde de coração”, completou.