Tráfico de seres humanos em debate no Vaticano

A A
<p id="page-title">Plenária da Pontifícia Academia das Ciências Sociais&nbsp;reunirá especialistas para debater sobre o tráfico humano.</p>
Publicado em: 17/04/2015 - 10:00
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

“Tráfico de Seres Humanos: questões por trás da criminalização” é o tema da Plenária da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, que tem início esta sexta-feira, 17, no Vaticano.

O encontro reunirá especialistas até o dia 21 de abril, que debaterão os processos de repatriação e de reinserção social das vítimas, a prostituição, a aplicação das leis, os papeis dos novos meios de comunicação, o tráfico de órgãos, entre outros.

DNA do Papa Francisco

Um dos conferencistas desta manhã foi o argentino Gustavo Vera, diretor da organização não-governamental “La Alameda” desde 2001. O seu nome foi indicado pelo Papa Francisco para falar deste fenômeno e do seu elo com o narcotráfico.

O ponto de partida do argentino foi as reduções do período colonial: a luta dos jesuítas nos séculos XVII e XVIII para emancipar os índios da submissão e do trabalho escravo aos quais eram submetidos pelos “encomendeiros” espanhóis e pelos bandeirantes portugueses.

Gustavo Vera considera que as missões jesuíticas e a luta à escravidão social e econômica estão no “DNA do Papa Francisco e deve ser levada avante como faziam os então missionários da Companhia de Jesus”.

O empenho dos consagrados

Na qualidade de observadora, participa da Plenária a Irmã. Grabriella Bottani, coordenadora da Rede Thalita Kum.

Logo no início do seu pontificado, o Papa escreveu à mão um bilhete para o Chanceler deste organismo, o Arcebispo Marcelo Sánchez Sorondo, pedindo que o tema do tráfico e a escravidão moderna recebessem uma atenção especial.

Desde então, a Pontifícia Academia promoveu inúmeros encontros envolvendo não somente religiosos, mas também autoridades civis, políticas e institucionais.

Além do encontro que tem início nesta sexta-feira, está programado um Seminário no dia 27 deste mês, sempre no Vaticano, dedicado desta vez à situação das crianças vítimas do tráfico humano.