Seminaristas vão ao encontro das periferias da sociedade

A A
Missão de férias de futuros padres da Arquidiocese tem ação pastoral em hospitais, paróquias e presídios, e com pessoas em situação de rua
Publicado em: 08/07/2015 - 15:00
Créditos: Jornal O SÃO PAULO - Edição 3059

Os seminaristas da Arquidiocese de São Paulo iniciaram no fim de semana mais uma edição da Missão de Férias na cidade. Até o domingo, 12, os 80 estudantes das quatro casas de formação do Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição estão visitando paróquias, comunidades e realidades pastorais de “fronteira”, como presídios, hospitais e as pessoas em situação de rua.

Boa parte desse grupo foi enviada no domingo, 5, durante a missa presidida pelo bispo auxiliar de São Paulo e vigário episcopal para a Educação e a Universidade, Dom Carlos Lema Garcia, na Catedral da Sé.
Dom Carlos destacou, na homilia, que os jovens formandos vão ao encontro das várias “periferias” existentes na sociedade. “Eles farão como Jesus, que disse aos seus apóstolos, ‘ide por todo mundo e a todos pregai o Evangelho’”, afirmou, recordando o tema da Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. “Todo batizado é discípulo missionário... Todos devemos ir ao encontro daquelas pessoas que estão fora da Igreja, nas periferias”.

Um grupo de seminaristas visita o Hospital Dom Pedro, no Jaçanã, zona Norte. Outro grupo está sendo acompanhando pela Pastoral Carcerária em presídios. A Comunidade Aliança de Misericórdia acompanha o grupo que fará missão com as pessoas em situação de rua.

Há também seminaristas atuando na Comunidade Deus Pai dos Humildes (Região Brasilândia) e nas paróquias São Paulo Apóstolo (Região Belém), Bom Jesus do Brás e Nossa Senhora dos Remédios (Região Sé), Santo Estevão Rei (Região Lapa), Nossa Senhora Aparecida (Região Ipiranga) e Nossa Senhora de Fátima (Região Santana).

Despertar o espírito missionário

Padre José Adeildo Machado, reitor do Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Assunção, e responsável pela organização da Missão, explicou ao O SÃO PAULO que a iniciativa tem o objetivo de ajudar os seminaristas a conhecer e a aprofundar a experiência missionária que já realizam nos finais de semana junto às paróquias e outras frentes pastorais, buscando responder aos apelos da 5ª Conferência de Aparecida, do Diretório da Formação da Arquidiocese e do 11º Plano Arquidiocesano de Pastoral, sob a orientação do arcebispo de São Paulo, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, e de seus bispos auxiliares.
Ainda de acordo com o Reitor, com a Missão, pretende-se “despertar nas paróquias e outros ‘areópagos’ da Arquidiocese, um espírito missionário capaz de impulsionar a ação evangelizadora missionária da Igreja nesta cidade imensa; proporcionar aos futuros sacerdotes uma experiência de pastoral urbana missionária, capaz de prepará-los para atuarem na Evangelização da cidade com todos os seus desafios; contribuir de forma mais intensa e direta na formação dos agentes leigos de nossas paróquias, especialmente a juventude, servindo-se da experiência de vida, de formação filosófica, teológica e pastoral dos diáconos e seminaristas”.

Outro aspecto apontado pelo Padre Adeildo é a promoção vocacional nas paróquias e comunidades, especialmente para o clero da Arquidiocese. Nesse sentido, Dom Carlos destacou que além de enviar os missionários, a celebração era ocasião de rezar pelas vocações em geral, especialmente a sacerdotal.