Seminaristas da Arquidiocese testemunham à cidade a ‘Igreja em saída’

A A
Após uma semana missionária, futuros padres de São Paulo partilham experiências com arcebispo metropolitano
Publicado em: 17/07/2015 - 15:00
Créditos: Jornal O SÃO PAULO - Edição 3060

Por Renata Moraes

Na manhã da segunda-feira, 13, os seminaristas da Arquidiocese de São Paulo estiveram no Seminário de Teologia Bom Pastor, no bairro do Ipiranga, juntamente com padres formadores, bispos auxiliares e o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, para partilhar e testemunhar os frutos da Missão de Férias 2015, encerrada no domingo, 12.

Durante uma semana, os 80 estudantes das quatro casas de formação do Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição visitaram paróquias, comunidades e as chamadas realidades de fronteira, em presídios, hospitais e junto a população em situação de rua.

Os grupos foram divididos em seis paróquias das regiões episcopais, e também em missão de rua, com a Comunidade Aliança de Misericórdia; em visita aos presídios, com a Pastoral Carcerária, e na Capelania Hospitalar, que visitou o Hospital Geriátrico de Convalescentes Dom Pedro II, mantido pela Capelania São José dos Frades Inacianos.

O encontro foi um momento para os seminaristas relatarem, testemunharem e partilharem o que viveram na semana de Missão.

A importância da escuta, de “gastar um tempo” ouvindo as pessoas, da beleza do encontro e do acolhimento, foram os principais relatos apresentados pelos seminaristas. Realidades de encontro com pessoas pobres e doentes, em situação de rua, muitos jovens nos cárceres, idosos abandonados e também muita gente de fé acolhedora marcaram a Missão.

Hospital de Campo em tempo de guerra

O Cardeal Scherer, dirigindo-se aos seminaristas, falou sobre o momento especial dessa missão, na mesma semana em que o Papa Francisco esteve na América do Sul, visitando o Equador, Bolívia e Paraguai. “Assim como o Papa Francisco, vocês também estiveram em missão, indo ao encontro das situações de periferia, visitando as famílias, as comunidades carentes, hospitais e presídios. O Papa deu exemplo indo ao encontro de uma gente ferida e machucada, similar a vocês que fizeram esta missão na nossa cidade”; e concluiu dizendo que a Igreja precisa estar sempre em atitude de saída. “A nossa Igreja precisa ser um hospital de campo em tempo de guerra”, finalizou.

Sempre missionários

O Arcebispo também ressaltou a necessidade de a Igreja continuar sempre em missão, e estar sempre a serviço do Evangelho, tendo missionários continuamente.

“Já estamos pensando para o próximo ano em realizar a Missão, quem sabe também fora da cidade de São Paulo”, disse Dom Odilo, que também questionou os seminaristas sobre o que eles aprenderam com essa experiência, e o que dela podem levar para a vida sacerdotal. Trabalharem juntos, saírem da paróquia e irem ao encontro do outro, saber se comunicar com todas as realidades e estudar um segundo idioma foram as principais respostas dos jovens.

‘Temos que ir ao encontro do povo’

“A presença, a alegria, a escuta, as visitas aos doentes devem fazer parte da rotina do padre. Temos que ir ao encontro do povo, ir aos doentes, aos pobres, estar próximo ao povo levando o amor de Deus”, enfatizou Dom Odilo.

Além de rezarem juntos a oração das Laudes, e partilharem seus testemunhos, os seminaristas participaram da missa presidida pelo Cardeal e concelebrada pelos bispos auxiliares da Arquidiocese.