Seminaristas da Arquidiocese são admitidos como candidatos às ordens sacras

A A
Foram admitidos os seminaristas Álvaro Moreira Gonçalves , 26, Claudinês Venâncio da silva, 41, e Felipe Batista da Silva, 29.
Publicado em: 17/08/2020 - 10:30
Créditos: Redação

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu na noite desta sexta-feira, 14, a missa solene do 7º aniversário da dedicação da capela do Seminário de Teologia Bom Pastor, no Ipiranga. Na celebração, também aconteceu o rito de admissão de três seminaristas como candidatos às ordens sacras. No processo formativo para o sacerdócio, esse rito antecede a ordenação diaconal dos futuros padres.

Foram admitidos os seminaristas Álvaro Moreira Gonçalves , 26, Claudinês Venâncio da silva, 41, e Felipe Batista da Silva, 29.

Concelebraram a Eucaristia o Reitor do Seminário de Teologia, Padre Cícero Alves de França, o Vice-reitor, Padre Everton Fernandes de Moraes, e padres colaboradores. Participaram da missa os demais seminaristas da casa de formação. Os familiares e amigos dos candidatos acompanharam a Eucaristia pelas mídias digitais.

OPERÁRIOS DA MESSE

Ao refletir sobre o significado dessa celebração, Dom Odilo ressaltou que ao darem esse novo passo rumo ao sacerdócio, os seminaristas atenderam ao  apelo do Senhor para que envie “operários para a sua messe”.

“Conhecendo, portanto, a solicitude do Senhor para com seu rebanho e considerando as necessidades da Igreja, eles se sentem preparados para responder generosamente ao Senhor que os chama, dizendo como o profeta: ‘Eis-me aqui, envia-me’, confiantes no próprio Senhor no qual depositam a esperança de serem fiéis à sua vocação”, afirmou o Arcebispo.

O Cardeal Scherer destacou, ainda, que o chamado do Senhor é reconhecido e comprovado pelos mesmo sinais que na vida cotidiana manifestam a vontade de Deus às pessoas sensatas. “O Senhor conduz e assiste com sua graça aqueles que escolhe para participar do sacerdócio hierárquico de Cristo, enquanto os confia aos nossos cuidados, para que, ao reconhecermos sua idoneidade, possamos chama-los como candidatos comprovados e consagrá-los ao serviço de Deus e da Igreja pelo especial dom do Espírito Santo”, acrescentou.

CULTIVAR O CHAMADO

O Arcebispo recordou os seminaristas que, pelo sacramento da Ordem, eles serão encarregados de continuar no mundo a missão salvadora desempenhada por Cristo. “Associados oportunamente ao nosso ministério, servirão à Igreja e edificarão pela Palavra e pelos sacramentos as comunidades cristãs a que forem enviados”, sublinhou.

Por fim, Dom Odilo reforçou que, ao serem oficialmente admitidos como candidatos às ordens sacras, eles devem cultivar mais intensamente sua vocação com a ajuda dos meios oferecidos pela comunidade eclesial.

SERVIDORES DA CASA DE DEUS

Ao se referir à comemoração do aniversário da dedicação da capela do seminário, o Cardeal refletiu sobre o significado das igrejas e locais de culto, que não simplesmente “salas de oração”, mas lugares onde se manifesta a presença de Deus, que recordam à humanidade que: “Ele está no meio de nós”.

Por essa razão, os templos são consagrados e dedicados a Deus como reconhecimento de seu significado sagrado como lugares do encontro com Deus.

Aos futuros padres, o Arcebispo recomendou que se preparem para serem “servidores da casa de Deus, fiéis administradores daqueles que são o templo vivo de Deus, a Igreja”.