Seminário Arquidiocesano cria sistema de captação de água da chuva

A A
<p>Sustentabilidade é a&nbsp;aposta da Arquidiocese para esse ano.&nbsp;</p>
Publicado em: 24/03/2015 - 12:00
Créditos: Jornal O SÃO PAULO – Edição 3043

A conta de água do Seminário de Filosofia Santo Cura d’Ars já foi reduzida em mais de 50%. O motivo da redução nos gastos não é segredo para ninguém: a utilização da água da chuva. O Padre Frank Antonio de Almeida, reitor do Seminário, se valendo do histórico de padres inventores e de uma formação na área de edificações, adquirida antes do ingresso no Seminário, criou o sistema que abastece uma caixa d’água de 150 mil litros.

A água recolhida só não é utilizada para o consumo – cozinhar e beber –, nas demais tarefas substituiu a dependência do Seminário na água fornecida pela Sabesp. O sistema está em funcionamento desde janeiro, e já neste mês de março, a economia gerada cobriu as despesas com os materiais utilizados na elaboração do sistema.

Um prédio ecologicamente correto

O prédio das Irmãs Paulinas, na Vila Mariana, em São Paulo, abriga diversos setores da missão da Congregação como televisão, rádio e revista, além das comunidades religiosas com cerca de 40 pessoas. A obra foi concluída em 2008 e vale destacar que, antes mesmo de se agravar a crise hídrica na cidade, as religiosas pensaram em um projeto sustentável.

Segundo informações da Irmã Daniela Rodrigues, “quando começou a se pensar a construção do prédio, foi constituída uma equipe ampliada para elaborar um projeto que atendesse a um sistema de gestão ambiental responsável diante da crise socioambiental que vive o Planeta”. Irmã Daniela ressaltou que foi contratada uma empresa que ajudou a equipe a gerenciar e conciliar a edificação do prédio. “Temos um modelo sustentável de captação de água das chuvas, com capacidade para 22 mil litros, e o reuso da água do banho e torneiras.”

 

Leia também: 


Falta d’água: de quem é a culpa?